Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ativistas LGBT na Geórgia denunciam ameaças antes de marcha na capital

Ativistas de direitos LGBT na Geórgia denunciaram hoje ameaças de grupos homofóbicos, antes de uma marcha anual marcada para a próxima semana na capital do país conservador do Cáucaso.

Ativistas LGBT na Geórgia denunciam ameaças antes de marcha na capital
Notícias ao Minuto

14:49 - 29/06/21 por Lusa

Mundo LGBT

"As minorias sexuais enfrentam assédio e discriminação todos os dias na Geórgia e as ameaças aumentaram antes da marcha de Tbilissi. Há apelos públicos à violência, mas a polícia não está a tomar medidas preventivas", afirmou o organizador Guiorgui Tabagari, à agência France-Presse.

A homossexualidade continua a ser estigmatizada na Geórgia, onde a Igreja ortodoxa é muito influente.

Na semana passada, o influente bispo Spiridon fez um apelo à "mobilização contra os sodomitas e os sem-vergonha", para "não permitir que esses pervertidos" -- como se lhes referiu -, organizem a marcha marcada para 05 de julho.

Em meados de junho, Levan Vassadzé, um empresário rico e líder de um pequeno partido pró-Rússia, lançou um ultimato ao governo, instando-o a cancelar a marcha para "evitar uma escalada do confronto".

Em 2019, Vassadzé disse ter criado grupos de homens armados com bastões para "perseguir homossexuais nas ruas".

Numa intervenção no Parlamento, o primeiro-ministro georgiano, Irakli Garibashvili, insistiu que a "liberdade de reunião é defendida na Geórgia para todos, independentemente da orientação sexual".

O líder do partido no poder Sonho Georgiano, Irakli Kobakhidzé, já tinha apelado aos organizadores da marcha LGBT para que "anulassem os seus planos".

Essa é a opinião partilhada pelo presidente da câmara municipal de Tbilissi, Kakhi Kaladzé, que hoje garantiu "não ser razoável" organizar o evento porque "há grupos de cada lado que se querem servir dele com más intenções".

Numa carta dirigida ao governo georgiano na segunda-feira, 28 membros do Parlamento Europeu deploraram as declarações de Kobakhidzé, pedindo às autoridades para garantirem a organização adequada da marcha em virtude da "liberdade de expressão e reunião".

Os críticos do governo georgiano acusam-no de dar consentimento tácito a grupos homofóbicos e nacionalistas, que tradicionalmente apoiam o partido no poder em eleições e protestos.

Em 2019, centenas de ativistas de extrema-direita queimaram bandeiras arco-íris em Tbilissi para protestar contra o lançamento de um filme sobre o tema da homossexualidade.

Seis anos antes, milhares de apoiantes da Igreja ortodoxa interromperam uma manifestação contra a homofobia.

Os ativistas LGBT tiveram então que se refugiar num autocarro da polícia para escapar à multidão, que os atacou na praça central de Tbilissi, atirando pedras e ameaçando-os de morte.

A Geórgia, antiga república soviética, descriminalizou a homossexualidade em 2000 e leis antidiscriminação foram aprovadas em 2006 e 2014.

Leia Também: Presidente checo chama pessoas transexuais de "nojentas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório