Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente da Argentina cancela viagem a França devido à pandemia

O Presidente argentino, Alberto Fernández, anulou a viagem que deveria iniciar hoje a França devido ao agravamento da situação sanitária no seu país, devido à covid-19.

Presidente da Argentina cancela viagem a França devido à pandemia
Notícias ao Minuto

20:28 - 28/06/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Fernández ia participar em Paris numa conferência sobre igualdade de género, organizada pelo seu homólogo francês, Emmanuel Macron, mas decidiu cancelar a viagem "para acompanhar o esforço do povo argentino", quando 40 mil argentinos estão limitados de voltar ao país, segundo uma carta dirigida ao anfitrião.

"Considerando o grande esforço do povo argentino para contribuir no combater desse flagelo, lamento informar-lhe que será impossível a minha participação de maneira presencial na abertura do Fórum Geração e Igualdade no próximo dia 30 em Paris", lê-se na carta que Alberto Fernández remeteu a Emmanuel Macron.

Em maio, Alberto Fernández e Emmanuel Macron já se tinham encontrado em Paris, onde o chefe de Estado sul-americano pediu apoio para renegociar a dívida argentina com o Clube de Paris.

Essa renegociação foi adiada à espera e condicionada a uma negociação da dívida com o Fundo Monetário Internacional.

A parcela da dívida argentina com o Clube de Paris, vencida em 31 de maio, foi adiada até o final de março de 2022, novo limite para a Argentina chegar a um acordo financeiro.

Fernández queria agradecer pessoalmente a Macron pelo papel central nesse adiamento, além de apresentar a legislação argentina em matéria de igualdade de género como a recente obrigação do Estado em contratar pessoas do coletivo trans, aprovada na semana passada, e a legalização do aborto, aprovada em dezembro.

Porém, hoje, no mesmo dia em que Alberto Fernández viajaria a Paris, começaram a valer as novas e rígidas regras que restringem o regresso ao país dos argentinos no exterior no contexto de um maior controlo para evitar a chegada da variante Delta.

O limite de regresso de 2.000 pessoas por dia foi cortado em 70%, a apenas 600 pessoas, o equivalente a dois aviões comerciais diários.

Com isso, diariamente 1.400 pessoas que tinham regresso marcado à Argentina ficarão no exterior sem poderem embarcar.

Calcula-se que mais de 40 mil argentinos estejam no exterior, especialmente nos Estados Unidos, aonde foram com o objetivo de se vacinarem.

As novas regras também impõem que, quem regressar ao país, terá de cumprir um isolamento de dez dias num hotel sanitário, pago pelo passageiro. A única porta de entrada no país permitida é o aeroporto internacional de Ezeiza (Buenos Aires).

"Estas medidas foram fortemente reforçadas nos últimos dias e muito especialmente em matéria de viagens ao exterior, devendo impor um limite de 600 pessoas por dia autorizadas a viajar", explica, na carta, Alberto Fernández a Emmanuel Macron.

Com 45 milhões de habitantes, a Argentina acumula 4,405 milhões de contágios, dos quais 92.568 resultaram em vítimas fatais.

O país tem 35,3% de vacinados com a primeira dose e 8,7% com as duas doses.

Perante a falta de vacinas e a campanha de vacinação lenta, o governo priorizou a primeira dose das vacinas para o maior número de pessoas, ampliando de três semanas a três meses o intervalo recomendado entre as duas doses. Esse intervalo não tem sido cumprido devido a escassez de segundas doses.

A estratégia pode revelar-se vulnerável contra a variante Delta que ameaça chegar ao país, desencadeando a terceira vaga quando o país ainda enfrenta a segunda.

Leia Também: AO MINUTO: Ciberataque afeta testes; Combinação AZ-Pfizer dá boa proteção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório