Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Índia investiga se ataque a base área foi realizado com recurso a drones

A autoridade antiterrorista da Índia está a investigar se o ataque à base da Força Aérea Indiana na região de Jammu e Caxemira, ocorrido hoje, foi executado com recurso a 'drones'.

Índia investiga se ataque a base área foi realizado com recurso a drones
Notícias ao Minuto

16:40 - 27/06/21 por Lusa

Mundo Índia

Fonte policial de Jammu revelou à agência EFE que se for provado que o ataque foi realizado com recurso a 'drones' (aeronaves não tripuladas) será "um motivo de preocupação", porque mostra uma mudança na forma de atuação no território.

A mesma fonte, que se manteve no anonimato, explicou que as duas explosões ocorreram na base aérea próxima do aeroporto de Jammu, a primeira por volta das 01:30 de hoje (20:30 de Lisboa) e a segunda poucos minutos depois, numa área aberta.

"A primeira explosão arrancou o telhado de um edifício numa área técnica do aeroporto da Força Aérea Indiana (IAF, na sigla em inglês)", salientou.

Dois membros da IAF ficaram feridos na sequência do ataque.

O porta-voz do Exército em Jammu, Davinder Singh, destacou à agência EFE que os autores utilizaram uma "plataforma aérea" para realizar o ataque, sem concretizar de que forma.

"É o primeiro ataque deste tipo que registamos", acrescentou Davinder Singh.

Várias fontes indicaram que não há aviões de combate no aeroporto de Jammu e que esta base apenas possui helicópteros Mi17 e vários aviões de transporte.

Horas depois do ataque, a polícia anunciou a detenção de dois suspeitos que se encontravam nas imediações da base área e apreenderam um dispositivo explosivo artesanal na posse de um dos detidos.

Este ataque acontece após o primeiro-ministro indiano Narendra Modi ter prometido restaurar o estatuto de Estado de Caxemira, dissolvido há quase dois anos, após uma reunião de líderes pró-Índia da Caxemira na quinta-feira.

Leia Também: Israel testa laser aéreo para abater drones

Recomendados para si

;
Campo obrigatório