Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Irão recusa entregar imagens de instalações nucleares à ONU

O presidente do parlamento iraniano disse hoje que o país não irá entregar as imagens gravadas das instalações nucleares do país à Organização Internacional de Energia Atómica (OIEA), porque o acordo bilateral expirou.

Irão recusa entregar imagens de instalações nucleares à ONU
Notícias ao Minuto

15:03 - 27/06/21 por Lusa

Mundo Parlamento

"Depois de ter expirado (acordo), nada foi renovado e, portanto, nenhuma das informações registadas no Irão será entregue à agência (nuclear da ONU - Organização das Nações Unidas)", disse o conservador Mohamad Baqer Qalibaf ao parlamento, citado pela agência EFE.

As imagens estão na "posse da República Islâmica do Irão", explicou Qalibaf, ao sublinhar que desta forma a lei promulgada pelo parlamento, em dezembro passado, está a ser "cumprida à risca".

Num dos seus artigos, a referida lei obrigou o Irão a deixar de cumprir o chamado Protocolo Adicional, que permite inspeções sem aviso prévio da OIEA a qualquer instalação nuclear do país persa.

De acordo com essa lei, em fevereiro passado, foi limitado o acesso a inspetores internacionais, mas a OIEA chegou a um acordo de verificação de três meses, que foi prorrogado em maio por um mês e expirou a 24 de junho.

O diretor da OIEA, Rafael Grossi, anunciou há dois dias que ainda não havia recebido uma resposta do Irão sobre a possível prorrogação do acordo provisório e considerou "essencial" conhecer a posição iraniana sobre o assunto.

O representante iraniano perante a agência nuclear da ONU, Kazem Gharibabadi, respondeu no sábado que o acordo sobre as inspeções "não deve ser visto como uma obrigação" para seu país.

Esse acordo estipulava que as gravações seriam mantidas em instalações nucleares iranianas, mas não seriam entregues à OIEA até que as sanções dos Estados Unidos contra o Irão fossem suspensas.

Para alcançar o fim dessas sanções e o regresso dos Estados Unidos ao acordo nuclear de 2015, além do cumprimento das obrigações do Irão, negociações nucleares têm-se desenvolvido, em Viena, desde abril.

Espera-se uma conclusão final na próxima e sétima ronda de negociações, mas as conversações podem ser prejudicadas se o Irão não renovar o acordo provisório de verificação com a OIEA, algo que deve ser decidido no Conselho Superior de Segurança Nacional.

Este sábado, o porta-voz para o exterior, Said Jatibzadeh, comentou no 'Twitter' que o Irão tem sido "a parte mais ativa" nas negociações nucleares de Viena, mas "não negociará indefinidamente".

"O Irão continua a acreditar que é possível um acordo se os Estados Unidos decidirem abandonar o legado fracassado de (Donald) Trump", acrescentou Jatibzadeh, referindo-se às sanções impostas durante a presidência republicana americana.

Leia Também: Líder supremo do Irão recebe primeira vacina desenvolvida no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório