Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

UE condena "ataque cobarde" a helicóptero do Presidente da Colômbia

O Alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrel, condenou hoje o "ataque cobarde" contra o helicóptero onde seguia o presidente da Colômbia, Ivan Duque, e dois dos seus ministros.

UE condena "ataque cobarde" a helicóptero do Presidente da Colômbia
Notícias ao Minuto

19:57 - 26/06/21 por Lusa

Mundo Colômbia

"Condenamos firmemente o ataque cobarde contra o helicóptero que transportava o presidente Ivan Duque, membros do seu Governo e autoridades locais perto de Cúcuta", referiu, Josep Borrel, em comunicado.

Na nota, o responsável pelos Negócios Estrangeiros da UE salientou também que "a violência nunca é a solução".

"Expressamos a nossa solidariedade com o Presidente, o Governo e o povo da Colômbia", conluiu, citado pela agência EFE.

O Presidente colombiano revelou na sexta-feira que o helicóptero em que viajava, um Sikorsky UH-60 Black Hawk da Força Aérea Colombiana (FAC), foi alvejado perto da fronteira com a Venezuela.

"É um ataque cobarde, vemos buracos de bala no helicóptero presidencial", disse Duque em comunicado, acrescentando que os seus serviços de segurança impediram "algo mortal".

No helicóptero encontravam-se ainda os ministros da Defesa e do Interior e nenhum dos ocupantes ficou ferido.

A aeronave conseguiu aterrar em segurança no Aeroporto Internacional Camilo Daza, em Cúcuta, capital do Norte de Santander, que faz fronteira com a Venezuela.

O ataque já foi condenado pelas Nações Unidas, Estados Unidos, União Europeia e vários países da América Latina.

Duque tinha viajado para Sardinata, uma cidade localizada na conturbada região de Catatumbo, para um ato do Governo. O ataque ao helicóptero ocorreu no regresso a Cúcuta, de onde os governantes deveriam viajar para a capital, Bogotá.

Nesta região de grande insegurança, mantêm-se ativos o Exército de Libertação Nacional (ELN), os Pelusos - vestígios de uma insurgência maoísta desmobilizada -, além de dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e de numerosos gangues do narcotráfico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório