Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Milícias xiitas desfilam no Iraque em demonstração de força inédita

Milhares de membros das milícias xiitas conhecidas como Forças de Mobilização Popular desfilaram hoje numa inédita demonstração de força daquele grupo paramilitar no Iraque.

Milícias xiitas desfilam no Iraque em demonstração de força inédita
Notícias ao Minuto

19:41 - 26/06/21 por Lusa

Mundo Iraque

Tanques de guerra russos, barcos, lançadores de 'rockets' e munições acompanharam a marcha na província de Diyala, a norte da capital, Bagdad, realizada para marcar o sétimo aniversário do grupo, estabelecido em 2014 após um apelo do líder religioso Ali al-Sistani para derrotar os militantes do grupo terrorista Estado Islâmico.

Na altura, o Estado Islâmico dominava um terço do território iraquiano e as milícias apoiadas pelo Irão discordavam do apoio às forças governamentais iraquianas que acabaram por derrotar o grupo terrorista, com o apoio de uma coligação militar liderada pelos Estados Unidos.

A força paramilitar e o governo iraquiano voltaram a entrar em confronto no mês passado após a detenção do seu comandante, acusado de terrorismo. Qassim Musleh acabou por ser libertado, o que se tornou um embaraço para a liderança iraquiana e expôs os limites à capacidade do governo para responsabilizar os líderes da milícia pelas suas ações.

Ataques de 'rockets' e veículos aéreos não tripulados continuam a visar alvos da coligação liderada pelos Estados Unidos no Iraque, atribuídos pelos responsáveis ocidentais às milícias xiitas.

Os grupos apoiados pelo Irão são atualmente os mais poderosos e influentes dentro das Forças de Mobilização Popular.

A parada militar foi transmitida na televisão estatal iraquiana e nela participaram unidades com milicianos curdos iazidis, além de grupos cristãos e sunitas.

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Khadimi, que é o comandante-em-chefe dos militares no país, presidiu à parada, e afirmou na rede social Twitter: "o nosso trabalho faz-se sob a bandeira do Iraque, a proteção do seu território e do seu povo é o nosso dever".

Leia Também: Base aérea com soldados americanos atacada com rocket no Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório