Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: UCI novamente sob pressão; Vacinas para crianças de 2 anos?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: UCI novamente sob pressão; Vacinas para crianças de 2 anos?
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Governo anunciou, esta semana, que o Conselho de Ministros decidiu pôr um travão no plano de desconfinamento. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou que Portugal se encontra na zona vermelha da matriz de risco e que, por isso, "não existem condições para avançar com o plano que estava previsto". Saiba aqui tudo o que muda.

Entre as 15h00 de ontem, sexta-feira, e as 6h00 de segunda a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) volta a estar proibida, desta vez com novas exceções.

Segundo os dados mais recentes da DGS, Portugal reportou mais 1.568 casos de infeção pelo novo coronavírus e duas mortes relacionadas com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Consulte estes mapas interativos que mostram os dados epidemiológicos em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo desta sexta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o novo coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. Mantenha-se seguro!

23h18 - Pela primeira vez, após mais de um ano de obrigatoriedade, os espanhóis puderam tirar as máscaras nos espaços exteriores públicos, este sábado. Contudo, ao contrário do que se esperava, muitos foram os que preferiram continuar a utilizar este equipamento de proteção individual.

De acordo com a Reuters, muitos dos jovens continuam a usar porque não foram vacinados. Outros há que preferem continuar a utilizar, como medida de proteção.

A taxa de transmissão em Espanha é, neste momento, de 95 casos por 100 mil habitantes, muito abaixo dos 150 casos por 100 mil habitantes registados há cerca de um mês.

Metade da população do país, que conta com 47 milhões de habitantes, já recebeu pelo menos uma dose de vacina.

23h00 - A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) tinha, este sábado, 73 doentes Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos, o que representa 77% das camas dedicadas a doentes a doentes críticos com a doença.

Em entrevista à SIC Notícias, o médico da Comissão de Acompanhamento de Medicina Intensiva, António Pais Martins, revelou que a Administração de Saúde de LVT prevê transferir doentes críticos para hospitais de outras regiões, nomeadamente Alentejo e Centro.

"Não queremos que a taxa ultrapasse os 85% e, profilaticamente, faremos transferências interregiões e a nível nacional", explicou o profissional de saúde.

A maioria dos doentes em cuidados intensivos, neste momento, tem entre os 40 e os 59 anos, o que contribui para uma recuperação mais rápida. Enquanto que, em março, os doentes permaneciam internados nestas unidades durante, pelo menos, três semanas.

Quanto às camas de enfermaria, estão ocupadas 221 das 336 camas para doentes infetados com novo coronavirus.

22h50 - O primeiro caso da variante 'Delta Plus', considerada mais infecciosa do que a 'original', foi este sábado identificado na Dinamarca. Trata-se de um passageiro que chegou ao país de avião, proveniente de Portugal, avança o Statens Serum Institut.

22h45 - Trinta e três países da América Latina e Caraíbas assinaram uma declaração conjunta, divulgada hoje em Caracas, defendendo uma justa distribuição das vacinas e materiais médicos para combater localmente a pandemia de Covid-19.

22h23 - Sydney vai ficar confinada durante duas semanas devido a um surto da variante Delta. De acordo com as autoridades australianas, é obrigatório ficar em casa, exceto para comprar bens essenciais, medicamentos e fazer exercício ao ar livre.

22h12 - O Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 1.593 mortes por Covid-19 e 64.134 novos casos da doença.

22h04 - A Tailândia anunciou, este sábado, novas restrições a Bangkok, na tentativa de conter o pior surto de Covid-19 do país.

De acordo com as autoridades de saúde, as novas medidas vão vigorar 30 dias. Durante este tempo é proibido comer em restaurantes, na capital e em cinco províncias vizinhas, assim como fazer festas com mais de 20 pessoas. Já os centros comerciais são obrigados a fechar às 21h.

21h45 - Apesar da preocupação com a variante Delta, de acordo com a AFP, os números da pandemia estão a reduzir. No geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reporta, desde fevereiro, um menor número de novos casos e menos mortes associadas à Covid-19. 

21h38 - Vai viajar? Então este post é para si. Ora veja:

21h11 - O Equador registou 1.128 novos casos de coronavírus e 33 mortes nas últimas 24h, revelou o ministério da Saúde do país. Desde o início da pandemia, foram registadas 453.362 infeções e cerca de 16 mil mortes relacionadas com a Covid-19.

21h00 - A Pfizer anunciou, este sábado, que vai pedir autorização para aplicar a sua vacina contra a Covid-19 em crianças de dois ou mais anos no outono. De acordo com a farmacêutica, até setembro, serão divulgados os resultados dos testes que estão, neste momento, a ser feitos junto de menores.

A partir do momento que tiver esta autorização, a empresa vai concentrar-se em desenvolver uma vacina apropriada para bebés entre os 6 meses e dois anos.

Recorde-se que a vacina da Pfizer foi a primeira a ter autorização para ser administrada em jovens com 16 ou mais anos e a primeira a receber 'luz verde', em maio, para ser inoculada a crianças entre os 12 e os 16 anos, nos EUA e, posteriormente, na União Europeia.

20h45 - A Madeira registou sete novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 11 doentes recuperados nas últimas 24 horas, existindo 61 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde.

20h31 - França registou nas últimas 24 horas 12 mortes associadas à Covid-19 e 2.128 novos casos de infeção, anunciaram as autoridades sanitárias francesas.

20h04 -  O uso da máscara passou a ser opcional nos espaços exteriores em Espanha, após 401 dias em que os espanhóis foram obrigados a usá-la devido à pandemia de Covid-19.

20h00 - A Guiné-Bissau registou mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

19h59 - Cabo Verde registou mais 31 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, num dia sem óbitos, e aumentou para 32.344 os casos positivos acumulados desde o início da pandemia, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h50 - A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, incentiva os emigrantes e lusodescendentes que queiram passar férias em Portugal no verão a vacinarem-se antes.

19h37 - Angola registou 157 novos casos, quatro óbitos e 91 recuperados, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h33 - Várias pessoas foram hoje detidas no centro de Moscovo durante um evento convocado pelo Partido Comunista da Rússia contra a vacinação obrigatória, decretada pela Câmara da capital e por governos de várias regiões russas.

19h00 -  A Alemanha vai intensificar a vacinação, de forma a combater a variante Delta. De acordo com os meios locais, as autoridades de saúde vão disponibilizar vacinas nas igrejas, mesquitas e restantes locais de culto, de forma a facilitar a inoculação das vacinas contra a Covid-19 no país.

18h45 - O ministro da Saúde britânico demitiu-se este sábado, dias depois de ser confrontado com um escândalo. De acordo com o The Sun, Matt Hancock desrespeitou as regras de distanciamento social durante uma relação adúltera com uma assessora.

18h22 - O primeiro cruzeiro a fazer escala em Barcelona, depois de uma pausa de mais de 14, devido à pandemia da Covid-19, atracou este sábado na cidade espanhola. De acordo com o El País trata-se de um navio da empresa MSC Cruzeiros.

Recorde-se que, em 2019, antes da Covid-19 aparecer, Barcelona recebeu 3.200.000 passageiros de cruzeiros, número que as autoridades locais consideram ser impossível de atingir nas atuais circunstâncias. 

18h07 - As viagens de finalistas de vários estudantes espanhóis já geraram vários surtos no país. Revela o El País que um grupo de 44 jovens que foram para Maiorca apanharam Covid-19, 57 que viajaram até Menorca viram os seus testes darem positivo, 27 que estiveram em Tenerife estão infetados e 17 que passaram uns dias no interior da Catalunha também apanharam SARS-CoV-2.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Catalunha tratam-se de alunos do secundário que viajaram para estes destinos entre os dias 11 e 20 de junho.

17h48 - Os dois concertos programados para hoje em Paris, numa discoteca, para avaliar a transmissão de Covid-19 entre pessoas vacinadas tiveram de ser suspensos por falta de voluntários suficientes. Saiba mais aqui

17h43 - Moçambique registou dois óbitos e 518 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde na atualização diária de dados sobre a pandemia.

17h38 - A Itália registou 838 novas infeções de Covid-19 e 40 mortes nas últimas 24 horas, e, apesar dos níveis baixos, mantém-se apreensiva sobre a disseminação de novas variantes, como a Delta, revelou hoje o Ministério da Saúde.

17h10 - O Reino Unido relatou, este sábado, 18.270 novas infeções por coronavírus, o maior aumento diário de casos desde 5 de fevereiro. Apesar do aumento de novos casos, de acordo com as autoridades britânicas, apenas 23 pessoas morreram nas últimas 24h devido ao vírus.

Recorde-se que 83,7% dos adultos do Reino Unido já receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto 61,2% já têm as duas doses. Desde o início da pandemia, 4.717.811 pessoas foram infetadas no país e 128.089 morreram devido à Covid-19.

16h45 - A variante Delta, altamente contagiosa, é responsável pelo aumento acentuado dos contágios por Covid-19 na África do Sul, disseram hoje cientistas, enquanto o governo considera a adoção de mais restrições.

16h33 - O Governo da Madeira vai reclamar uma "discriminação positiva" para a região junto do Governo alemão, que colocou Portugal na lista vermelha dos viajantes, criticando a "ineficácia" do primeiro-ministro em transmitir que este arquipélago é um território seguro.

16h07 - Um cruzeiro vai partir, este sábado, dos EUA, pela primeira vez desde o início da pandemia. Foram 15 meses de paralisação da indústria.

O Celebrity Edge deixará assim o porto de Fort Lauderdale, na Flórida, com cerca de 40% dos passageiros quase totalmente vacinados.

15h53 - Milhares de manifestantes contra o confinamento no Reino Unido estão concentrados, este sábado, no centro de Londres.

De acordo com o The Guardian, os "jovens e idosos" que participam no protesto fazem-se ouvir a "alguma distância", com "assobios, cânticos e tambores".

"Estamos aqui para retomar nossa liberdade", gritam os manifestantes.

15h41 - Porque nunca é demais recordar, o INEM apelou, este sábado, no Twitter, que a população continue a seguir as medidas sanitárias aconselhadas, de forma a prevenir a propagação do SARS-CoV-2.

15h24 - Mais 585 mortes associadas à Covid-19 foram registadas nas últimas 24 horas em África, onde o total de óbitos desde o início da pandemia é de 140.351, segundo os dados oficiais mais recentes.

15h00 - O crescimento da variante Delta está a deixar a Europa em alerta. De acordo com o El País, a nova estirpe é responsável por 90% das infeções no Reino Unido e, segundo o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC), em agosto, será também responsável por 90% dos casos de Covid-19 na Europa.

14h12 - Portugal registou mais 1.568 casos e duas mortes

13h57 - O Bangladesh vai impor um novo confinamento extremamente severo a partir de segunda-feira na sequência de um aumento "perigoso e alarmante" nos casos da variante fortemente contagiosa Delta, anunciaram hoje as autoridades.

13h40 - Nova Zelândia suspende voos sem restrições com Austrália. A Nova Zelândia suspendeu hoje, por três dias, a "bolha aérea" que permitia voos sem restrições com a Austrália, após o aparecimento de vários surtos de covid-19 neste país, refere a agência France-Presse (AFP).

13h16 - Açores com 19 novos casos de infeção e mais 16 recuperações. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 19 novos casos positivos de covid-19, sendo 17 em São Miguel e dois na Graciosa e hoje há mais 16 doentes recuperados, informa o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.

13h14 - Segundo noticia a SIC, depois de a Alemanha ter colocado Portugal na 'lista vermelha, há muitos turistas alemães a saírem de Portugal e  a regressarem a casa mais cedo.

12h51 - O SNS dá-lhe hoje a conhecer o certificado digital

12h10 - Miguel Guimarães afirmou que o facto de a Alemanha ter colocado Portugal na lista vermelha é "grave". O bastonário da Ordem dos Médicos disse na antena da SIC notícias que Portugal vive uma situação "crítica" e que as pessoas "têm que ter noção de que é preciso cumprir as medidas da DGS".

12h07 - O ministro dos Negócios Estrangeiros lamentou hoje a decisão alemã de colocar Portugal na "lista vermelha" de viagens pouco antes de o certificado verde se tornar lei, mas disse não ser surpreendente face ao nível de prudência do país.

12h00 - São Petersburgo regista recorde de mortes em pleno Euro2020. A segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, que acolhe na próxima semana um jogo dos quartos de final do Euro2020, registou hoje o maior número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades.

11h30 - Andreia Rodrigues fala em vacinação sem agendamento e apaga publicação. Depois de Daniel Oliveira ter recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na sexta-feira, 25 de junho, este sábado foi a vez de Andreia Rodrigues partilhar o mesmo momento com os fãs. Antes de terminar, a apresentadora revelou que o centro onde lhe foi administrada a vacina, em São Domingos de Rana, está a "vacinar antes do dia previsto". Um assunto que explicou ao detalhe nas stories... que entretanto já apagou.

10h40 - Covid-19 é mais severa em quem tem desequilíbrio da flora intestinal. Uma investigação portuguesa em doentes com covid-19 concluiu que a infeção é mais severa em pessoas que têm desequilíbrio da flora intestinal, fortalecendo a importância do microbiota no sistema imunitário.

10h17 - Máscara deixa de ser obrigatória em Espanha. A ordem do Ministério da Saúde que elimina o uso obrigatório de máscaras nas vias públicas e espaços exteriores entrou em vigor à meia-noite de hoje, no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República. 

09h17 - Sobe para 21 o número de mortos em Timor-Leste. Uma mulher de 32 anos infetada com SARS-CoV-2 morreu em Díli, elevando para 21 o número de mortes pelo novo coronavírus em Timor-Leste, anunciaram hoje as autoridades timorenses.

08h30 - Tunísia 'aperta' restrições face a enorme pressão nos hospitais. A Tunísia anunciou sexta-feira que vai acentuar as restrições implementadas para mitigar a propagação do SARS-CoV-2, já que o país está com os hospitais praticamente cheios e o número de óbitos diários é cada vez maior.

08h12 - Austrália decreta confinamento total em Sydney para travar variante Delta. As autoridades australianas decretaram hoje o confinamento total da cidade de Sydney, durante duas semanas, para combater um novo surto de coronavírus causados pela variante Delta, considerada mais contagiosa.

08h03 - "Vacina chinesa é ineficaz e a russa não será aprovada pela UE". O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, levantou sexta-feira dúvidas quanto à eficácia da vacina chinesa contra a covid-19, apontando como exemplo a falta de resultados da Sinovac no Chile, e também quanto à russa Sputnik. "A vacina chinesa (Sinovac), que nunca fez o pedido [de autorização, junto da Agência Europeia de Medicamentos - EMA] e que, em todo caso, a EMA também não aprovou, mostrou-se inadequada para enfrentar a pandemia, como se pode verificar pela experiência do Chile", disse Draghi.

07h54 - Alemanha regista quase 600 novos casos e 68 mortes em 24 horas. Os dados revelados este sábado pelo Instituto Robert Koch mostram que foram diagnosticados 592 novos casos de Covid-19 e que morreram mais 68 pessoas na Alemanha nas últimas 24 horas. O país acumula 3.726.172 infeções e 90.746 óbitos desde o início da pandemia. 

07h37 - ASAE instaura 31 contraordenações e fecha dez espaços de diversão noturna. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 31 processos de contraordenação e fechou dez espaços de diversão noturna na noite de sexta-feira, em Lisboa, durante uma operação de fiscalização das regras para combater a pandemia. A operação, denominada Convívio Seguro II, decorreu "nas zonas onde se localizam os espaços de diversão noturna mais frequentados na cidade de Lisboa", tendo contado com a colaboração da Polícia Municipal.

07h33 - Argentina limita regressos ao país e impõe quarentena paga em hotéis. O governo argentino endureceu as regras para os cidadãos que regressam ao país, impondo um limite de 600 entradas por dia e tornando obrigatória a quarentena em hotéis sanitários, para travar a proliferação da variante Delta.

07h30 - Líder parlamentar brasileiro foi mentor de corrupção com vacina. O deputado brasileiro Luis Miranda identificou na sexta-feira o seu colega parlamentar Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara dos Deputados, como suspeito de ser o mentor das supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin.

07h25 - Em hora e meia, ASAE fechou dois bares e passou 11 multas no Bairro Alto. Em hora e meia de fiscalização no Bairro Alto, a ASAE encerrou dois estabelecimentos e abriu 11 autos de contraordenação em 22 alvos fiscalizados, "um incumprimento elevado" numa zona que "tem revelado algumas questões problemáticas" relativamente à covid-19.

07h12 - Enquanto dormia: 

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo para acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório