Kamala Harris na fronteira com México para avaliar efeitos da imigração

A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, deslocou-se hoje à cidade de El Paso, no Texas, na fronteira com o México, para avaliar "os efeitos" da imigração ilegal, maioritariamente procedente das Honduras, El Salvador e Guatemala.

Kamala Harris Mexico

© Getty

Lusa
25/06/2021 18:55 ‧ 25/06/2021 por Lusa

Mundo

Kamala Harris

 

Na sua primeira visita à zona fronteiriça como vice-Presidente, Harris foi a um centro de detenção de imigrantes da Polícia Fronteiriça, onde falou com os trabalhadores e se reuniu, depois, em privado com "cinco meninas com entre nove e 16 anos, da América Central", indicou o seu gabinete.

"Estou contente por estar aqui. Sempre esteve nos meus planos vir aqui e creio que vamos ter um dia bom e produtivo", disse Kamala Harris, em declarações à imprensa à entrada do centro.

Inquirida sobre a razão pela qual lhe parecia importante visitar agora a fronteira, a vice-Presidente recordou que já tinha estado na linha da fronteira "muitas vezes", no troço da Califórnia, o Estado que representou no Senado durante quatro anos.

Indicou também que a sua visita de há duas semanas ao México e à Guatemala se centrou em "enfrentar as causas" que geram a imigração ilegal, enquanto a sua deslocação à fronteira tem como objetivo "observar os efeitos" do que se está a testemunhar a acontecer na América Central.

"A realidade é que temos de lidar com as causas e temos de lidar com os efeitos", acrescentou.

As instalações que Harris visitou, o Central Processing Center (CPC, Centro de Processamento Central), contam com mais de 9.000 metros quadrados, onde são detidos os imigrantes que acabam de atravessar ilegalmente a fronteira, antes de serem transferidos para outros centros.

Quando concluir a visita, a vice-Presidente reunir-se-á com ativistas, advogados e várias organizações não-governamentais que ajudam os imigrantes.

Em seguida, comparecerá perante a imprensa juntamente com o secretário da Segurança Nacional norte-americano, Alejandro Mayorkas, o senador Dick Durbin e a congressista Veronica Escobar, dois dos democratas mais ativos do Congresso em matéria de imigração.

A visita de Harris à fronteira ocorreu depois de ter sido alvo de muitas críticas da oposição republicana por não se ter ainda ali deslocado, e poucos dias antes de o ex-Presidente Donald Trump (2017-2021) viajar também até à zona fronteiriça, acompanhado do governador do Texas, Greg Abbott.

 

Leia Também: Kamala Harris junta-se a marcha pelo orgulho LGBTQ+ em Washington

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas