Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 19 mortos em ataques no Níger

Dezanove pessoas foram mortas em ataques na região ocidental de Tillabi, no Níger, onde os civis estão cada vez mais a ser alvo de suspeitos 'jihadistas', segundo disse hoje um funcionário local à agência AFP.

Pelo menos 19 mortos em ataques no Níger
Notícias ao Minuto

18:40 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Níger

Na quinta-feira, as autoridades locais tinham anunciado um número provisório de 10 a 15 mortos em ataques perpetrados por alegados 'jihadistas', por volta das 15:30 locais, no território da comuna rural de Tondikiwindi.

"É o balanço: 15 pessoas foram mortas em Danga Zaouni, incluindo um marabu (líder religioso), e quatro outras na aldeia vizinha de Tolba Koira", disse hoje o funcionário municipal, acrescentando que duas pessoas foram feridas em ambas as aldeias.

Na quinta-feira, houve 15 mortos, mas quatro corpos foram descobertos esta manhã no mato pelas Forças de Defesa e Segurança, acrescentou o funcionário, que visitou hoje o local dos ataques, com autoridades do governo regional e da prefeitura de Tillabi.

Das 19 vítimas, "16 foram baleadas nos seus campos", onde estavam a semear cereais, disse. Além disso, "19 celeiros, doze cabanas e uma loja foram queimados e arrombados", prosseguiu.

Em janeiro, o território da comuna rural de Tondikiwindi tinha sido alvo de ataques particularmente mortais contra as aldeias de Tchoma Bangou e Zaroumadereye, durante os quais 100 civis tinham sido mortos por homens armados em motocicletas que tinham fugido para o vizinho Mali.

Tondikiwindi já tinha sido palco, em 2017, de uma emboscada que matou quatro elementos das Forças Especiais dos EUA e cinco soldados nigerianos, na aldeia de Tongo Tongo.

A região de Tillabi está localizada na chamada zona das "três fronteiras" entre o Níger, Burkina Faso e Mali.

Em 15 de março, na mesma região, suspeitos 'jihadistas' levaram a cabo vários ataques a veículos que regressavam do grande mercado semanal em Banibangou. Visavam também uma aldeia, matando residentes e incendiando veículos e armazéns de cereais. Um total de 66 pessoas foram mortas.

O Níger enfrenta ataques frequentes nas suas fronteiras ocidentais com o Mali e Burkina Faso por grupos 'jihadistas' sahelianos, incluindo o Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS) e o Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM), filiado na Al-Qaida.

No sudeste, enfrenta as atrocidades cometidas pelos 'jihadistas' nigerianos de Boko Haram e Iswap, que nasceram de uma cisão de Boko Haram.

Leia Também: Covid-19: Moçambique regista mais duas mortes e 534 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório