Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

EUA declaram emergência pelo colapso de prédio em Miami

Os Estados Unidos aprovaram hoje uma declaração de emergência pelo desabamento de um prédio perto de Miami, na Flórida, no qual morreram pelo menos quatro pessoas e centenas estão desaparecidas.

EUA declaram emergência pelo colapso de prédio em Miami
Notícias ao Minuto

15:57 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Miami

A declaração autoriza o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) e concretamente a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, em inglês) a coordenar "todos os esforços de socorro para aliviar as dificuldades e o sofrimento causado".

Desta forma, a FEMA pode mobilizar e fornecer equipamentos e recursos para ajudar nesta emergência.

Pelo menos quatro pessoas morreram e 159 estão desaparecidas, mas as autoridades ainda têm "esperança" de encontrar pessoas vivas, disse hoje a 'mayor' (presidente da câmara municipal) do condado de Miami-Dade.

"O número de pessoas que não conseguimos contactar aumentou para 159. Além disso, confirmamos um aumento no número de mortes que agora é de quatro", afirmou Daniella Levine Cava, em conferência de imprensa.

A 'mayor' de Miami-Dade disse ainda que as autoridades têm esperança de encontrar pessoas vivas no prédio que desabou na manhã de quinta-feira, em Surfside.

"Continuaremos as operações de busca e resgate porque ainda temos esperança de encontrar pessoas vivas. [As equipas de resgate] estão extremamente motivadas pela perspetiva de encontrar pessoas. Temos que os obrigar a fazer as rotações [de turnos], isso mostra o quão forte é a sua motivação", acrescentou.

As autoridades ainda não adiantaram a causa do colapso, mas imagens de vídeo recolhidas nas proximidades mostram que o centro do edifício parece colapsar primeiro, com uma secção mais próxima do mar a oscilar e desabar segundos depois, provocando uma enorme nuvem de pó que envolveu todo o bairro.

O teto do prédio estava a ser alvo de obras, mas ainda é desconhecido se isso estará ligado à causa do acidente.

Os hotéis já estão a acolher alguns desalojados, adiantou o 'mayor' de Surfside, Charles Burkett, estando a ser disponibilizado acesso a refeições e medicamentos.

As equipas de resgate estão a tentar determinar o número de desaparecidos, pedindo a ajuda dos residentes e que estes se dirijam às autoridades.

Cerca de metade dos 130 apartamentos do edifício foi afetada e as equipas de resgate tinham retirado dos escombros pelo menos 35 pessoas algumas horas após o incidente, tendo sido levado para o local equipamento para ajudar a estabilizar a estrutura.

A torre acolhia residentes permanentes e sazonais, sendo que o edifício tem registo dos visitantes, mas não dos proprietários que ali residem, adiantou o 'mayor'.

Leia Também: O momento em que prédio colapsou perto de Miami. Há pelo menos 4 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório