Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia lança manobras militares no Mediterrâneo após incidente

Os militares russos iniciaram hoje manobras militares no mar Mediterrâneo com aviões de combate capazes de transportar mísseis hipersónicos, uma demonstração de força perante um aumento das tensões após incidente mar Negro.

Rússia lança manobras militares no Mediterrâneo após incidente
Notícias ao Minuto

15:08 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Rússia

Moscovo disse que um dos seus navios de guerra disparou tiros de advertência e um avião de combate lançou bombas à volta do contratorpedeiro britânico "Defender", na quarta-feira, para forçá-lo a sair de uma área perto da Crimeia, cuja zona a Rússia alega controlar.

O Reino Unido nega esta versão e insiste que o seu navio não foi alvejado e que estava a navegar em águas ucranianas.

Os exercícios russos que se iniciaram hoje no leste do Mediterrâneo ocorrem quando um grupo de porta-aviões britânico está na área.

No início desta semana, caças britânicos F-35 do "HMS Queen Elizabeth" realizaram voos de ataque contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) na Síria.

A Rússia empreendeu uma campanha militar na Síria desde setembro de 2015, permitindo que o Governo do Presidente sírio, Bashar al-Assad, recuperasse o controlo sobre a maior parte do país, após uma guerra civil devastadora.

O Ministério da Defesa russo disse que dois caças MiG-31 capazes de transportar mísseis hipersónicos Kinzhal chegaram à base aérea russa na Síria para as manobras.

A base aérea de Hemeimeem, na província costeira de Latakia, serve como o principal ponto de controlo para as operações de Moscovo nesse país.

Esta é a primeira vez que aviões de combate capazes de transportar mísseis Kinzhal são posicionados fora das fronteiras da Rússia.

Os militares dizem que os Kinzhal voam a 10 vezes a velocidade do som e tem um alcance de até 2.000 quilómetros.

O Ministério da Defesa russo disse que as manobras no Mediterrâneo Oriental envolvem vários navios de guerra, dois submarinos e bombardeiros Tu-22M3 de longo alcance, juntamente com outras aeronaves de combate.

Os aviões supersónicos Tu-22M3s, com capacidade nuclear, foram usados pela primeira vez na Síria, no mês passado, numa demonstração de aumento do apoio militar russo no Mediterrâneo.

Os militares russos modernizaram a pista de aviação de Hemeimeem para acomodar bombardeiros pesados e ampliaram e modificaram uma base naval no porto sírio de Tartus, a única instalação desse tipo que a Rússia possui atualmente fora da ex-União Soviética.

Os militares russos aumentaram o número e o âmbito dos seus exercícios militares, quando crescem as tensões com o Ocidente, depois da anexação da península da Crimeia por Moscovo, em 2014.

Leia Também: Kremlin lamenta que UE recuse ideia de uma cimeira com Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório