Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Afeganistão: Não há condições para travar saída dos militares, dizem EUA

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse hoje que a situação no Afeganistão não permite travar a retirada das suas tropas daquele país, apesar da continuação das ofensivas dos talibãs.

Afeganistão: Não há condições para travar saída dos militares, dizem EUA
Notícias ao Minuto

13:32 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Antony Blinken

"Estamos a assistir a um número maior de ataques às forças de segurança afegãs em partes do país, em comparação com o ano passado. Mas o 'status quo' não teria ajudado, o 'status quo' não era uma opção", disse Blinken, durante uma conferência de imprensa em Paris.

"Estamos a acompanhar a situação no terreno com muita atenção e, em particular, se os talibãs estão a ser sérios no seu desejo de encontrar uma solução pacífica para o conflito", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.

Desde o início da retirada das forças norte-americanas, em 01 de maio, os insurgentes talibãs intensificaram as suas ofensivas e infligiram pesadas derrotas ao exército afegão, que deveria estar preparado para se defender sem o apoio das forças ocidentais.

Vários analistas temem mesmo que se esteja a preparar uma grande ofensiva em várias cidades afegãs, logo que se concretize a saída total dos soldados norte-americanos, prevista até 11 de setembro.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, recebe o seu homólogo afegão, Ashraf Ghani, ainda hoje para discutir a retirada norte-americana e Washington insiste no seu desejo de continuar "a apoiar o povo afegão".

Leia Também: EUA vão manter 650 tropas no Afeganistão apesar de retirada generalizada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório