Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

França insiste numa cimeira entre a União Europeia e a Rússia

A França reafirmou hoje a necessidade de a União Europeia (UE) "falar ao mais alto nível" com a Rússia, apesar da recusa de vários países membros em regressar ao diálogo.

França insiste numa cimeira entre a União Europeia e a Rússia
Notícias ao Minuto

13:11 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A Europa deve falar ao mais alto nível com a Rússia", declarou o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo norte-americano, Antony Blinken, em Paris.

A vontade de Paris - e da Alemanha - de relançar o diálogo com a Rússia através uma cimeira com o Presidente Vladimir Putin foi recebida hoje com a recusa de vários Estados-membros da UE em realizar uma cimeira europeia em Bruxelas.

Os Estados Bálticos, a Polónia, a Suécia e os Países Baixos opuseram-se ao reatamento do diálogo com o líder russo, que acusam de intensificar as ações agressivas contra os países da UE e contra os seus vizinhos.

"Notamos a deriva autoritária deste país que assume diferentes formas (...), a sua deriva da intimidação (...), a sua deriva da ingerência", observou Jean-Yves Le Drian.

"Em cada uma dessas situações, condenamos, aplicamos sanções e temos uma posição de uma certa firmeza. Mas permanece o facto de que é importante falar com a Rússia, sem ingenuidade", insistiu o ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

"É necessário falar abertamente para ter estabilidade estratégica e relacional", acrescentou Le Drian, sublinhando a importância das questões de controlo de armas, para a segurança na Europa.

"Não há americanos especialistas em diálogo com a Rússia e europeus especialistas em sanções. Todos devem fazer as duas coisas", disse Le Drian, referindo-se à recente cimeira entre os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin, em Genebra.

Leia Também: Kremlin lamenta que UE recuse ideia de uma cimeira com Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório