Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Reforçada vigilância de estirpes; Vacinação indevida no Porto?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Reforçada vigilância de estirpes; Vacinação indevida no Porto?
Notícias ao Minuto

15:41 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Após cerca de seis horas de reunião, o Conselho de Ministros anunciou, esta quinta-feira, que decidiu pôr um travão no plano de desconfinamento em todo o país. 

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, sublinhou que Portugal encontra-se na zona vermelha da matriz de risco e que, por isso, "não existem condições para avançar com o plano de desconfinamento que esta previsto"

Alertando que a incidência está num nível "preocupante", a governante precisou que há três concelhos que vão recuar no plano de desconfinamento, designadamente, Lisboa, Albufeira e Sesimbra, e que 25 vão permanecer com as mesmas restrições. Há ainda 19 concelhos em alerta. Confira aqui a situação dos concelhos

As decisões tomadas hoje pelo Executivo foram divulgadas momentos após a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter informado que, nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1.556 infetados e duas mortes associadas à Covid-19. Dos casos diários reportados hoje, 1.049 foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta quinta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo. E, não se
esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h40 - Cascais bate recorde diário de vacinas administradas. A Câmara Municipal de Cascais anunciou esta noite que atingiu o número recorde de vacinas inoculadas num dia, com 3.487 doses administradas esta quinta-feira. 

"No Centro de Vacinação de Alcabideche foram vacinadas 1.567 pessoas enquanto que no Centro de Vacinação de S. Domingos de Rana 1920 pessoas receberam a vacina. Respondendo à disponibilidade das vacinas, ao agendamento feito pelo SNS e à procura dos maiores de 55 - que já não precisam de agendar - as equipas desdobram-se para vacinar toda a gente no mais curto espaço de tempo", pode ler-se numa nota divulgada pela autarquia. 

23h29 - Marcelo promulga diploma que executa certificado digital em Portugal. O Presidente da República promulgou hoje o diploma que executa, em Portugal, o regulamento europeu sobre o certificado digital da Covid-19, assim como o decreto que prolonga o regime excecional de recrutamento para o Serviço Nacional de Saúde.

23h08 - Dois passageiros de um cruzeiro do Royal Caribbean testam positivo. O Royal Caribbean Group informou, esta quinta-feira, em comunicado, que dois passageiros a bordo do seu cruzeiro 'Adventure of the Seas' testaram positivo à Covid-19. Ambos os passageiros não estão vacinados contra o novo vírus e encontram-se agora em quarentena após terem desembarcado hoje nas Bahamas. 

22h44 - PS adia sessões de apresentação de candidatos devido à evolução da Covid-19. O PS decidiu adiar as suas cinco sessões regionais de apresentação de candidatos autárquicos, a partir de sábado, até 4 de julho, com a presença do secretário-geral, António Costa, devido à evolução da situação pandémica da Covid-19.

22h13 - Brasil com mais de 73 mil novos casos e 2.032 óbitos. Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 73.602 contágios de Covid-19 e 2.032 vítimas mortais associadas à doença, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde brasileiro. 

21h42 - OMS prevê necessidade de reforço anual da vacina para os mais vulneráveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que as pessoas mais vulneráveis à Covid-19, como os idosos, irão precisar de um reforço anual da vacina contra a Covid-19 para ficarem protegidos contra possíveis variantes do vírus. A previsão consta num documento interno do organismo, a que a Reuters teve acesso. 

21h31 - Provedoria de Justiça aponta impacto da pandemia nas prisões. O relatório da Provedoria de Justiça/2020 destaca o impacto da pandemia nas prisões, aconselha a reforma do parque penitenciário e alerta para problemas ligados à execução do regime de segurança existente na cadeia de alta segurança de Monsanto.

21h25 - INSA reforça vigilância das variantes em circulação em Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje um reforço da vigilância das variantes do vírus que causa Covid-19 em circulação em Portugal, através da sua monitorização em contínuo.

21h21 - Câmara de Lisboa liberta 3.ª tranche do programa de apoio a empresas. A Câmara de Lisboa autorizou a libertação da 3.ª tranche do apoio a fundo perdido do Programa Lisboa Protege, que irá dividir cerca de dois milhões de euros por 583 empresas de comércio e restauração, anunciou hoje a autarquia.

21h17 - Açores têm 47% da população com uma dose e 37% com vacinação completa. Os Açores já administraram mais de 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19, tendo 47% da população com, pelo menos, uma dose e 37% com a vacinação completa, revelou hoje o secretário regional da Saúde.

21h05 - Estranho caso de infeção por 218 dias sob investigação no Brasil. Um grupo de cientistas brasileiros estuda um caso de infeção pelo novo coronavírus que durou pelo menos 218 dias, período em que o vírus se replicou e até sofreu mutação, anunciaram fontes académicas na quarta-feira.

20h54 - Inclusão da Madeira na 'lista verde' britânica é "decisão justa". O Governo da Madeira considerou hoje que o anúncio da reentrada da região na 'lista verde' do Reino Unido é "uma decisão justa", que resulta de uma "luta árdua" de divulgação da segurança deste destino turístico.

20h41 - Queixas sobre serviços essenciais aumentaram devido à Covid-19. A pandemia de Covid-19 originou um aumento de queixas na Provedoria de Justiça sobre serviços públicos essenciais, como água, luz ou telecomunicações, indica um relatório da instituição hoje divulgado.

20h36 - ARS Norte abre inquérito a vacinação "aparentemente indevida" no Porto. O inquérito surge depois de, nas redes sociais, ter sido revelado que pessoas com 18 anos estavam a ser vacinadas, no Porto, numa espécie de "porta-aberta". De acordo com a Task Force, esta estratégia de vacinação "indicia a prática de atos contrários nas normas e instruções em vigor e será reencaminhada para as entidades competentes".

Em causa está uma polémica que se instalou nas redes sociais após a apresentadora Maria Cerqueira Gomes, de 38 anos, e a filha Francisca, de 18, terem revelado que tinham sido vacinadas contra a Covid-19

20h23 - Açores alargam horário de restaurantes nos concelhos de risco mais elevado. O Governo dos Açores alargou o horário de funcionamento dos restaurantes nos concelhos nos níveis mais elevados de risco de transmissão de SARS-CoV-2, justificando a decisão com a taxa de vacinação e com as faixas etárias dos novos casos. A partir das 00h00 de sábado, o horário de funcionamento dos restaurantes é alargado das 20h00 para as 22h00 nos concelhos de médio alto e de alto risco, mas os cafés mantêm-se encerrados nos de alto risco.

20h17 - Angola soma 89 novos casos, mais três mortos e 18 recuperações. Angola registou mais 89 novos casos positivos da Covid-19, mais três óbitos, totalizando 881, e 18 recuperações, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades de Saúde.

20h04 - Mais de 400 mil certificados digitais já emitidos em Portugal. Os serviços de saúde já emitiram, desde 16 de junho, mais de 400 mil certificados digitais da Covid-19 da União Europeia (UE), anunciou hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

19h54 - Madeira entra na lista verde do Reino Unido. O arquipélago da Madeira, as ilhas Baleares e algumas das Caraíbas, incluindo Barbados, vão ser adicionadas à "lista verde" de viagens internacionais e isentas de quarentena na chegada a Inglaterra, anunciou hoje o Governo britânico. As alterações, que também incluem vários territórios ultramarinos do Reino Unido, vão entrar em vigor já na quarta-feira, revelou o ministro dos Transportes, Grant Shapps.  

19h49 - Madeira prolonga obrigatoriedade de teste PCR no mês de julho. O Conselho do Governo da Madeira decidiu hoje manter a obrigatoriedade da apresentação de um teste PCR durante o mês de julho na entrada de viajantes na região, foi hoje anunciado.

19h44 - Rússia entrega vacinas à Argentina na próxima semana. A Rússia irá entregar no início da próxima semana um lote de segundas doses da vacina contra a Covid-19 Sputnik V. A informação foi adiantada esta tarde no Twitter pelo Fundo de Investimento Direto Russo. "Para a próxima semana, o laboratório argentino Richmond começará a produzir segundas doses da Sputnik V", acrescenta o organismo. 

19h42 - Cabo Verde com mais 65 infetados e uma morte. Cabo Verde registou mais 65 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 32.257 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h38 - Moçambique regista mais seis mortos e 441 novos casos. Moçambique registou mais seis mortos devido à Covid-19 e 441 casos, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde. As vítimas mortais, com idades entre 15 e 86 anos, são de nacionalidade moçambicana.

19h31 - Associação de empresas de trabalho temporário quer selo de qualidade. A Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e de Recursos Humanos (APESPE-RH) propôs ao Governo um selo de qualidade e compromisso ético para regular o mercado laboral, segundo anunciou hoje, em comunicado.

19h24 - Pandemia afetou vulneráveis e refletiu-se nos contactos com Provedoria. A pandemia de Covid-19 afetou os mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com deficiência, o que se refletiu nos contactos com a Provedoria de Justiça, especialmente dos cidadãos idosos. A informação faz parte do relatório sobre 2020 da Provedoria de Justiça, hoje entregue na Assembleia da República.

19h16 - França regista mais de 2 mil casos e 44 óbitos. França registou, nas últimas 24 horas, mais 2.007 novos casos de Covid-19 e 44 mortes relacionadas com o novo vírus, revelou esta quinta-feira as autoridades de saúde do país. Segundo o Ministério da Saúde, no que diz respeito á evolução do processo de vacinação no país, já foram administradas 32.913.322 primeiras doses da vacina e 20.124.046 segundas doses. 

19h00 - Governo aprova contratação excecional para SNS. O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estende o regime excecional de recrutamento de trabalhadores para o Serviço Nacional de Saúde, mediante a celebração de contratos a termo incerto, que perduram enquanto a pandemia de Covid-19 o exigir.

18h53 - Câmara de Albufeira diz que recuo é injusto e vai piorar crise económica. O presidente da Câmara de Albufeira afirmou hoje à Lusa que o recuo no desconfinamento é uma "injustiça" que vai piorar a atual crise económica, pedindo uma revisão da fórmula de contabilização dos casos de Covid-19 nos concelhos turísticos.

18h45 - Ordem dos Médicos do Centro preocupada com recusa de testes. O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está preocupado com a recusa de utentes em realizarem o teste à SARS-CoV-2 e de não indicarem o contacto das pessoas de risco com quem estiveram.

18h39 - Reino Unido deverá reintegrar Madeira no 'corredor verde'. O vice-presidente do Governo da Madeira, Pedro Calado, afirmou haver "boas perspetivas" de que a região volte a integrar o 'corredor verde' de viagens internacionais do Reino Unido, vincando que a decisão deverá ser comunicada hoje pelo executivo britânico.

18h32 - PSP dispersa ajuntamento de 50 pessoas em ambiente de festa, em Espinho. A Polícia de Segurança Pública deslocou-se esta manhã à Rua São João de Deus, em Espinho, após receber notícia da existência de danos num edifício daquele arruamento, provocados, alegadamente, por garrafas de vidro. Chegados ao local, os agentes  verificaram, nas imediações da referida ocorrência, a existência de um ajuntamento de cerca de 50 pessoas na via pública, em ambiente de festa

18h28 - Espanha com mais 4.507 casos e 18 mortes. Espanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 4.507 novos contágios de Covid-19 e 18 vítimas mortais associadas à doença, informou esta quinta-feira o Ministério da Saúde do país. De acordo com os dados da tutela, a incidência subiu hoje ligeiramente de 92,57 para 93,19 casos por 100 mil, depois de várias semanas a baixar.

18h14 - Guiné-Bissau regista mais cinco casos de infeção. A Guiné-Bissau registou mais cinco casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. No total, o país conta com 3.844 contágios. 

18h05 - Itália reporta mais 927 novos casos e 28 mortes. A Proteção Civil italiana revelou, esta quinta-feira, que foram identificados, nas últimas 24 horas, mais 927 novos casos e 28 vítimas mortais associadas à Covid-19. Neste momento, a situação epidemiológica encontra-se estável no país.

17h53 - 'Casa aberta' disponível para maiores de 50 anos a partir de sexta-feira. Os maiores de 50 anos sem agendamento da vacina podem, a partir de sexta-feira, deslocar-se ao centro de vacinação pertencente ao centro de saúde onde estejam inscritos para receber a primeira dose, anunciou hoje a 'task force'.

17h46 - Autarca de Sines pede "medidas adicionais" para acelerar vacinação. O presidente da Câmara Municipal de Sines (Setúbal), Nuno Mascarenhas, defendeu hoje "medidas adicionais" que permitam aos municípios que não são de baixa densidade "acelerar a vacinação" da população contra a Covid-19. 

"Se há maiores restrições para os municípios que não são de baixa densidade, ou seja, em que o perigo de contágio é superior, também deveria haver medidas adicionais, de forma a combater esta pandemia nesses mesmos municípios", disse à agência Lusa Nuno Mascarenhas.

17h34 - Presidente do Governo dos Açores mantém a "meta" de vacinação. O presidente do Governo dos Açores disse hoje que se "mantém a meta" de, até 31 de julho, ter cerca de 70% da população vacinada contra a Covid-19, apesar de incumprimentos dos fornecedores anunciados pela 'task force'.

17h21 - Cerca de 60% dos adultos da UE já receberam pelo menos uma dose da vacina. Cerca de 60% da população adulta da União Europeia (UE) - 220 milhões - recebeu já pelo menos uma dose da vacina anticovid-19, anunciou hoje a Comissão Europeia, pedindo ainda assim que se "acelere mais", dada a propagação das variantes.

16h53 - Hospital Amadora-Sintra vacina 200 doentes internados. Duzentos doentes internados no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) estão hoje a ser vacinados no hospital contra a Covid-19, uma "complicada" operação montada em três dias com o aval da 'task force' que cedeu as vacinas.

16h46 - Governo estuda comparticipação do custo dos testes. O Governo está a estudar a possibilidade de comparticipar o custo dos testes de despiste da Covid-19, com o objetivo de que "sejam cada vez mais usados" pela população, anunciou hoje a ministra da Presidência.

16h41 - Risco elevado e muito elevado? Espaços culturais encerram às 22h30. Os equipamentos culturais terão de encerrar às 22h30, nos 25 concelhos que estão sob risco elevado e também em Albufeira, Lisboa e Sesimbra, que estão sob risco muito elevado de incidência de covid-19, anunciou hoje o Governo.

16h37 - Na próxima semana "mais 16 concelhos" podem estar com risco muito elevado. O Governo alertou hoje que na próxima semana, se a situação epidemiológica se mantiver, "mais 16 concelhos" estarão no nível de risco muito elevado de incidência de Covid-19, situação em que se encontram agora Albufeira, Lisboa e Sesimbra.

16h22 - Situação epidemiológica continua a agravar-se no Reino Unido. O Ministério da Saúde britânico revelou, esta quinta-feira, que foram contabilizados, nas últimas 24 horas, mais 16.703 infetados e 21 óbitos relacionados com a Covid-19. Este é o segundo dia consecutivo que o conjunto de países britânicos regista mais de 16 mil novos casos no espaço de um dia.

No que diz respeito à evolução do processo de vacinação, nas últimas 24 horas, mais 207.647 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 167.988 a segunda dose necessária para a vacinação completa.

16h15 - África com mais 1.124 mortes e 54.120 infetados. África registou mais 1.124 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 139.278, e 54.120 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

16h13 - ONU contra barreiras às vacinas para refugiados e requerentes de asilo. As Nações Unidas apelaram hoje aos países para removerem as barreiras de acesso às vacinas para os 82,4 milhões de refugiados e requerentes de asilo do mundo, como as identificações e o acesso à internet para marcações.

16h10 - Abertas candidaturas aos apoios à retoma do programa +Algarve. As empresas interessadas em beneficiar dos apoios do +Algarve já podem candidatar-se ao projeto, criado para investir no relançamento da economia da região usando a identidade cultural mediterrânica, divulgou hoje a In Loco.

16h00 - "A evolução genérica não justifica alarmismos". O Presidente da República já reagiu às decisões tomadas hoje em Conselho de Ministros. Em declarações aos jornalistas em Coimbra, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que as novas regras representam uma "procura de equilíbrio" sem "alarmar nem radicalizar" e que o Executivo deu um passo importante ao permitir a mobilidade para fora e dentro da Área Metropolitana de Lisboa através do comprovativo de teste ou certificado digital, que comprova a vacinação ou recuperação da Covid-19. 

"A evolução genérica [do país] não justifica alarmismo", vincou. 

15h57 - Faro prolonga novamente suspensão da taxa turística até 31 de outubro. A Câmara de Faro vai prolongar a suspensão do pagamento da taxa turística até ao final de outubro, alterando a data inicial prevista para o fim da isenção de 30 de junho para 31 de outubro, anunciou a autarquia.

15h53 - Presidente e vice-presidente da Câmara de Tondela testaram positivo. A Câmara de Tondela informou hoje que o presidente e o vice-presidente, José António Jesus e Pedro Adão, respetivamente, testaram positivo à Covid-19 e se encontram em casa.

15h50 - Aumenta para 28 o número de concelhos com teletrabalho obrigatório. O número de concelhos em que o teletrabalho é obrigatório vai aumentar de 10 para 28, por apresentarem taxas de incidência de Covid-19 superiores aos limites definidos pelo Governo.

15h45 - Apoios a setores mais afetados "mantêm-se" até fim do desconfinamento. Os apoios aos setores da economia mais afetados pela pandemia de Covid-19 vão manter-se até ao fim do processo de desconfinamento, que não avança esta semana, anunciou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

15h33 - Portugal Continental já administrou mais de 7,5 milhões de vacinas. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) informou, esta tarde, que já foram administradas em Portugal continental mais de 7,5 milhões de doses de vacinas. Ou seja, até às 23h59 do dia de ontem, 4.858.850 pessoas já tinham recebido a primeira dose da vacina e 2.725.370 ambas as doses requeridas para a vacinação completa. 

15h21 - Entradas e saídas da Área Metropolitana de Lisboa permitidas com teste negativo ou certificado Covid. Mariana Vieira da Silva anunciou esta tarde que a proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML) mantém-se no próximo fim de semana, mas mas quem tenha um certificado digital ou um teste negativo à Covid-19 pode passar

Os autotestes não irão servir para este efeito, sendo necessário a realização de um teste laboratorial. 

15h16 - Novos casos aumentam 34% e internados em cuidados intensivos 26%. Portugal registou, na última semana, um aumento de 34% de novos casos de infeção e o número de doentes com Covid-19 em cuidados intensivos subiu 26%, adiantou hoje a ministra de Estado e da Presidência.

Segundo a Mariana Vieira da Silva, no que se refere à pressão do Serviço Nacional de Saúde, "é evidente" que o país ainda "está longe" das linhas vermelhas que foram definidas, mas os últimos dados demonstram um "registo de crescimento dos internamentos e das pessoas em unidades de cuidados intensivos".

15h11 - Mais de 3,89 milhões de mortos no mundo desde início da pandemia. A pandemia da doença Covid-19 já causou pelo menos 3.893.974 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi detetado em dezembro de 2019 na China, segundo o balanço realizado hoje pela agência France-Presse (AFP).

15h07 - "Começar a vitória definitiva" sobre a pandemia é o "desafio" do país. O Presidente da República apontou hoje como principal "desafio" para Portugal "começar a vitória definitiva" sobre a pandemia, salientando que este é um desígnio que "pode ser vivido de modo diferente" pelas várias partes do país.

15h00 - Nova vaga de casos na Europa terá "impacto severo" nas vacinas em África. Uma quarta vaga de Covid-19 na Europa e noutras regiões terá "um impacto severo" na distribuição de vacinas para África, afirmou hoje o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante a manhã e início da tarde desta quinta-feira, sobre a pandemia em Portugal e no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório