Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Hospital italiano recorre a TAC para revelar segredos de múmia egípcia

Os investigadores creem poder reconstruir a vida e morte do sacerdote egípcio.

Notícias ao Minuto

13:13 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

O Egito Antigo encontrou-se com a tecnologia médica moderna quando uma múmia fez uma TAC (Tomografia Computorizada) num hospital italiano, como parte de um projeto de pesquisa para descobrir os seus segredos.

A múmia de Ankhekhonsu, um antigo sacerdote egípcio, foi transferida do Museu Cívico Arqueológico de Bérgamo para o hospital Policlínico de Milão, onde especialistas irão tentar lançar luz sobre a sua vida e os costumes funerários de há 3 mil anos.

"As múmias são praticamente um museu biológico, são como uma cápsula do tempo", explicou Sabrina Malgora, diretora do Mummy Project Research, à Reuters.

Segundo a investigadora, o nome da múmia vem do sarcófago onde se encontrava - datado de entre 900 a 800 a.C. - e onde 'Ankhekhonsu' (que significa 'o deus Khonsu está vivo') - está escrito cinco vezes.

Os especialistas creem poder reconstruir a vida e a morte do sacerdote egípcio e entender quais tipos de produtos que foram usados ​​para mumificar o corpo. 

"Estudar doenças e feridas antigas é importante para a investigação médica moderna, pois podemos estudar o cancro ou a arteriosclerose do passado e isso ser útil para a pesquisa moderna", rematou.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Itália notifica menos de 500 infeções. Casos ativos abaixo dos 80 mil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório