Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arrancou hoje julgamento de marido da líder da oposição da Bielorrússia

Vários opositores da Bielorrússia, incluindo Serguei Tikhanovski, popular bloguista de vídeos cuja mulher se tornou a figura da contestação contra o regime, começaram hoje a ser julgados numa prisão no sudeste do país.

Arrancou hoje julgamento de marido da líder da oposição da Bielorrússia
Notícias ao Minuto

12:57 - 24/06/21 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Serguei Tikhanovski, a figura histórica da oposição Mikola Statkevitch e quatro outros opositores são acusados de "preparação para a desordem em massa" e "incitamento ao ódio".

O julgamento, à porta fechada, decorre no centro de detenção de Gomel, onde Tikhanovski está detido há um ano. Os familiares não foram autorizados a assistir.

A organização não-governamental Viasna divulgou um vídeo da chegada dos seis homens à audiência, com as mãos algemadas atrás das costas. Foram instalados em duas salas e assistirão às audiências numa jaula.

Mikola Statkevitch gritou à chegada "Viva a Bielorrússia", o slogan da oposição durante as manifestações do verão e outono de 2020 contra a reeleição considerada fraudulenta do Presidente Alexander Lukashenko, que respondeu com repressão.

"Serguei foi preso a 29 de maio de 2020 (...) Todos compreendem que não se trata de um julgamento, mas de uma vingança pessoal de quem tomou e conserva o poder com violência", declarou Svetlana Tikhanovskaia numa mensagem em vídeo.

O opositor de 42 anos foi detido quando se encontrava em campanha para as presidenciais de agosto de 2020, depois de ficar conhecido através dos vídeos em que denunciava a corrupção e o Presidente Lukashenko.

Outros candidatos da oposição também foram detidos antes das eleições, mas Lukashenko autorizou que a mulher de Serguei se candidatasse em vez dele, ridicularizando-a.

Svetlana Tikhanovskaia surpreendeu, aliando-se com as equipas de outros candidatos e mobilizando multidões jamais vistas.

O anúncio da reeleição de Lukashenko, com 80% dos votos, desencadeou um movimento de protesto que levou durante meses dezenas de milhares de pessoas para a rua, apesar da repressão. Tikhanovskaia foi forçada ao exílio.

Na terça-feira foram pedidos 15 anos de prisão para um outro ex-candidato às presidenciais, Viktor Babaryko, considerado quando foi preso o principal adversário do chefe de Estado.

Leia Também: Bielorrússia: UE avança com sanções após "escalada de sérias violações"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório