Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Pinguim idoso com artrite recebe botas especiais para o ajudar a nadar

Finalmente, pinguim consegue nadar em condições com seu novo calçado.

Notícias ao Minuto

08:08 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um pinguim idoso que viveu mais décadas do que a maioria da sua espécie está a desfrutar de um novo par de botas especiais que recebeu para o ajudar a andar, apesar da sua artrite.

Enrique, que os tratadores estimam ter cerca de 30 anos, foi recentemente equipado com um calçado novo para ajudar com as dores que sentia devido aos calos e problemas nas articulações.

O animal ultrapassou em muito a expectativa de vida média de 10 anos para os pinguins na natureza.

Apesar de ser o que os cuidadores do Jardim Zoológico de St Louis, no estado norte-americano do Missouri, descrevem como uma "ave tranquila", começou a lutar contra problemas de saúde nos últimos anos.

Os tratadores começaram a aplicar-lhe cremes e sprays onde lhe doía, mas acabavam por sair sempre que ia nadar, explica o Post-Dispatch. Por por isso a equipa teve de arranjar uma solução. "Começámos a pensar fora da caixa", disse o veterinário do parque, Jimmy Johnson, ao jornal, "e foi aí que as botas entraram".

Em colaboração com a Thera-Paw, uma empresa conhecida por fazer botas para cães, desenharam o equipamento. As botas têm bastante amortecimento para ajudar Enrique a mover-se e tem nadado e escalado mais desde que as recebeu.

O calçado foi feito de camuflagem preta para combinar com o seu casaco natural, por isso também não precisa de se preocupar em destacar-se entre os amigos.

Durante o dia, usa as botas no habitat e à noite os tratadores tiram-lhas antes de ir dormir. "É um pássaro muito tranquilo", disse Johnson. Inicialmente "calçámos-lhe os sapatos e colocámo-lo no chão para ver o que acontecia. Primeiro deu alguns passos grandes e depois começou a correr", descreveu.

"Está a nadar mais do que antes e está a subir mais alto às rochas do que antes. Acho que não estranhou", rematou o veterinário.

Pode ver algumas imagens de Enrique na galeria acima.

Leia Também: Panda gigante dá à luz duas crias no Ueno Zoo em Tóquio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório