Meteorologia

  • 02 AGOSTO 2021
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

LGBTI+. Canadá criminaliza terapias de reconversão

O projeto-lei foi aprovado na Câmara dos Comuns e seguirá agora para o Senado.

LGBTI+. Canadá criminaliza terapias de reconversão

A Câmara dos Comuns do Canadá aprovou, ontem, um projeto-lei que prevê a criminalização das terapias de reconversão, um conjunto de técnicas usadas no âmbito da saúde mental que têm como objetivo mudar a orientação sexual ou o género de um indivíduo. Muitas destas técnicas implicam que o paciente leve choques elétricos, faça jejum ou seja submetido a práticas de hipnose. 

Segundo a Reuters, o diploma foi aprovado com 263 votos a favor e 63 contra. O projeto-lei seguirá agora para o Senado para aprovação.

Esta criminalização representa assim a concretização de uma das promessas da campanha eleitoral de 2019 do atual primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau.

Na altura, o ministro da Justiça e Procurador-Geral do Canadá, David Lametti, classificou este tipo de terapias como "uma prática cruel, que pode levar a traumas que persistem para o resto da vida". O governante sublinhou ainda que a terapia de reconversão foi “desacreditada e denunciada por profissionais e associações de saúde no Canadá, nos Estados Unidos e em todo o mundo". 

Leia Também: Portugal quer recuperação com direitos após críticas sobre Hungria

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório