Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

SADC aprova mandato de "força" para travar insurgência em Cabo Delgado

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou hoje o mandato de uma "força conjunta em estado de alerta" para apoiar Moçambique no combate contra o terrorismo em Cabo Delgado, anunciou a secretária executiva da organização.

SADC aprova mandato de "força" para travar insurgência em Cabo Delgado
Notícias ao Minuto

16:41 - 23/06/21 por Lusa

Mundo Moçmabique

"A cimeira aprovou o mandato de uma força conjunta em estado de alerta para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo e ao extremismo violento em Cabo Delgado", declarou Stergomena Lawrence, na leitura do comunicado final da cimeira extraordinária da organização, que decorreu em Maputo.

O documento não avança detalhes sobre a força que será enviada ao país nem datas, reiterando apenas que a "missão" é apoiar as forças governamentais moçambicanas no combate contra a insurgência no Norte de Moçambique.

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.800 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 732.000 deslocados, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda segundo a ONU, mais de 900.000 pessoas estão sob insegurança alimentar severa em Cabo Delgado e as comunidades de acolhimento estão também a precisar urgentemente de abrigo, proteção e outros serviços.

Integram a SADC 16 Estados: Moçambique, Angola, África do Sul, Botsuana, Zimbabué, Essuatíni, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Maurícias Namíbia, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia e Comores.

Leia Também: Eletricidade de Moçambique avança com reforma na aquisição de bens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório