Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Bolsa apoia estudantes universitários moçambicanos em redação científica

Uma bolsa da National Geographic vai apoiar um projeto de formação de estudantes universitários moçambicanos a analisar dados e redigir artigos científicos, anunciou o Parque da Gorongosa.

Bolsa apoia estudantes universitários moçambicanos em redação científica
Notícias ao Minuto

10:05 - 23/06/21 por Lusa

Mundo Moçambique

O projeto de Jacinto Mathe, jovem veterinário moçambicano e investigador no parque, envolve a formação de 40 estudantes moçambicanos de licenciatura que vão ser treinados em áreas como programação, utilização de aplicações especializadas e redação científica.

"No final do programa de formação inicial, cada um dos 40 estudantes participantes irá formar e equipar mais dez estudantes com as mesmas competências, nas suas universidades", decorrendo a atividade "sob a supervisão da equipa de investigação da Gorongosa e do colaborador Gimo Daniel, do Museu Nacional de Bloemfontein, África do Sul", referiu o parque, em comunicado.

O objetivo é "implementar uma estratégia de partilha de conhecimento que dê aos estudantes universitários uma vantagem competitiva na candidatura a graus avançados".

Jacinto Mathe elaborou o projeto com base numa necessidade detetada enquanto fazia o curso de licenciatura em Medicina Veterinária e durante a sua bolsa de investigação no Parque Nacional da Gorongosa.

"Recebi muitos pedidos de ajuda dos meus colegas e de outros estudantes moçambicanos durante o último ano do curso de licenciatura. Eles estavam à procura de ajuda na análise de dados, redação de dissertações e gestão de referências", disse Mathe.

O Parque Nacional da Gorongosa é hoje uma das principais áreas de conservação de Moçambique e está igualmente a afirmar-se como um polo de investigação, atraindo cientistas de várias partes do mundo.

Localiza-se na província de Sofala, na extremidade sul do Vale do Rift do leste africano, com uma área de cerca de 4.000 quilómetros quadrados.

Leia Também: Moçambique felicita Guterres e quer contribuir para a paz e segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório