Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Manual da marinha dos EUA descreve socialismo como "ideologia terrorista"

O documento compara o socialismo ao neonazismo.

Manual da marinha dos EUA descreve socialismo como "ideologia terrorista"
Notícias ao Minuto

09:52 - 23/06/21 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Um manual de treino da marinha dos Estados Unidos descreve o socialismo como uma “ideologia terrorista” e compara-a com o neonazismo, segundo um documento ao qual o The Intercept teve acesso.

Intitulado ‘Introduction to Terrorism/Terrorist Operations’ (‘Introdução ao Terrorismo/Operações Terroristas’), o manual é dirigido a alguns membros da polícia interna da marinha.

Numa das páginas deste manual, na secção Questões de Estudo, é colocada a seguinte questão “Anarquistas, socialistas e neonazis representam que categoria de ideologia terrorista?”.

“É simplesmente um treino ineficaz porque quem é responsável pelo currículo antiterrorismo da marinha prefere vilipendiar a esquerda do que realmente proteger alguma coisa. Isto apesar do facto de que a ameaça mais proeminente é o terrorismo de extrema-direita doméstico”, disse ao The Intercept um militar norte-americano.

Durante décadas o socialismo teve uma conotação negativa nos Estados Unidos, nomeadamente nos anos 30 do século passado e durante a Guerra Fria, que opôs os Estados Unidos à União Soviética. No entanto, essa imagem do socialismo tem vindo a mudar recentemente, com a ideologia política a tornar-se mais popular, principalmente entre a população norte-americana mais jovem.

No ano passado, uma sondagem mostrou que mais democratas veem o socialismo de forma mais favorável do que veem o capitalismo.

Leia Também: Membros do comando saudita que assassinou Khashoggi treinados nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório