Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Governo timorense aprova pagamento antecipado de contribuições para CPLP

O Governo timorense anunciou hoje a aprovação do pagamento antecipado da contribuição de Timor-Leste para a CPLP para os anos de 2022 e 2023, como sinal de "empenho" na organização.

Governo timorense aprova pagamento antecipado de contribuições para CPLP
Notícias ao Minuto

09:10 - 23/06/21 por Lusa

Mundo CPLP

Em comunicado, o executivo explica que a proposta de pagamento foi apresentada pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno, e abrange a contribuição para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nos próximos dois anos.

"Com este pagamento antecipado, no valor de cerca de 485 mil dólares americanos(cerca de 407 mil euros), Timor-Leste reitera o seu empenho para com esta organização internacional e para com o seu sucesso e desenvolvimento", explica o Governo.

"Com esta medida, não só se garante as condições necessárias para o Secretariado Executivo, que será liderado por Timor-Leste, executar o seu programa para o biénio 2021-2022, como também vai assegurar que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) possui os meios financeiros necessários para o seu funcionamento", sublinha o executivo.

Timor-Leste é o país que tem agora o direito de propor o nome do futuro secretário-executivo da CPLP, que sucederá ao português Francisco Ribeiro Telles.

Na reunião de hoje e também sob proposta da ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Conselho de Ministros "aprovou o projeto de Deliberação referente ao nome da pessoa a ser proposta ao Presidente da República para a chefia da Missão Permanente da República Democrática de Timor-Leste junto da CPLP".

O nome proposto não foi indicado.

Leia Também: Assembleia parlamentar da CPLP realiza-se em Bissau em 7 e 8 de julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório