Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jihadistas reivindicam ataque a casa do presidente do parlamento do Níger

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico na África Ociental (Iswap) reivindicou hoje um ataque na capital do Níger, em 12 de junho, à casa do presidente da Assembleia Nacional do país, no qual um dos seus guarda-costas foi morto.

Jihadistas reivindicam ataque a casa do presidente do parlamento do Níger
Notícias ao Minuto

19:06 - 22/06/21 por Lusa

Mundo Níger

"Um destacamento de segurança de soldados do califado atacou a casa do presidente do parlamento (...) do Níger, em Niamey (...) com armas automáticas, matando um dos seus guardas e ferindo outro", afirmou o Iswap, numa declaração emitida pelo portal Site, organização especializada na monitorização de portais 'jihadistas', e citada pela agência noticiosa France-Presse.

O Níger enfrenta ataques frequentes no seu território, em particular junto das suas fronteiras com Mali e Burkina Faso, por parte de grupos 'jihadistas' no Sahel, incluindo o Iswap ou Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS), no entanto, nenhum ataque tinha sido reivindicado pelo primeiro na capital nigerina.

Dois homens armados em cima de motos dispararam contra a casa do presidente do parlamento do Níger, Seini Oumarou, matando um dos seus guarda-costas e ferindo gravemente um segundo, conforme foi anunciado então pela sua comitiva e pelas autoridades.

O Ministério do Interior nigerino anunciou a abertura imediata de uma investigação e que estão atualmente em curso "buscas para identificar e prender os perpetradores".

Oumarou, 70 anos, lidera o Movimento Nacional para o Desenvolvimento, que esteve no poder entre 1999 e 2010, tendo ficado em terceiro lugar nas eleições presidenciais de dezembro de 2020, participando na segunda volta frente a Mohamed Bazoum, que acabaria por vencer.

Oumarou é presidente da Assembleia Nacional do Níger desde março.

Leia Também: Médicos Sem Fronteiras alertam para grave "crise alimentar" no Níger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório