Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Prémio da Paz do Comércio Livre Alemão para Tsitsi Dangarembga

A escritora e cineasta zimbabueana Tsitsi Dangarembga recebeu um prestigiado prémio alemão por um conjunto de obras que a tornaram uma voz proeminente da literatura africana.

Prémio da Paz do Comércio Livre Alemão para Tsitsi Dangarembga
Notícias ao Minuto

18:34 - 22/06/21 por Lusa

Mundo Prémio

O anúncio da atribuição, a Tsitsi Dangarembga, 62 anos, do Prémio da Paz do Comércio Livre Alemão deste ano, dotado com 25.000 euros (29.700 dólares) e que existe desde 1950, foi feito na segunda-feira. A escritora e cineasta do Zimbabué irá recebê-lo em Frankfurt, em 24 de outubro.

O júri disse que Tsitsi Dangarembga, a primeira mulher negra a ganhar o prémio, é "não só um dos artistas mais importantes do seu país, mas também uma voz amplamente audível de África na literatura contemporânea".

Os jurados destacaram ainda o seu empenho em promover a cultura no seu país e abri-la às mulheres, bem como a sua luta pelos direitos e mudanças políticas no Zimbabué.

Entre as obras da escritora zimbabueana incluem-se o romance mais vendido, "Nervous Conditions", e a sua sequela, "This Mournable Body".

Em julho passado, Dangarembga foi presa e passou uma noite na prisão por estar junto a uma estrada, na capital do Zimbabué, Harare, a segurar um cartaz que dizia "Queremos Melhor" e "Reformar as Nossas Instituições".

A escritora e cineasta foi também galardoada este ano com o Prémio PEN Pinter e o Prémio Internacional PEN para a Liberdade de Expressão.

Leia Também: Feira do Livro do Porto com 124 pavilhões e 78 entidades participantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório