Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Dominic Raab de visita à Ásia para reforçar relações pós-'Brexit'

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, chegou hoje a Hanói para uma visita de três dias no Vietname, Camboja e Singapura destinada a reforçar relações comerciais e políticas pós-'Brexit'.

Dominic Raab de visita à Ásia para reforçar relações pós-'Brexit'
Notícias ao Minuto

22:41 - 21/06/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

Na terça-feira, o Reino Unido inicia negociações formais de adesão com os membros da parceria transpacífica global e progressista (CPTPP), aliança de comércio livre que reúne 11 países da zona do Pacífico, incluindo Austrália, Canadá, Chile, Japão, México e Vietname. 

Agora fora da União Europeia (UE), o Reino Unido procura estreitar laços com novos parceiros, em particular membros da CPTPP, cujo Produto Interno Bruto (PIB) combinado de 9 biliões de libras (10,5 biliões de euros) está previsto crescer rapidamente nos próximos anos.

"O Reino Unido está empenhado em fortalecer a nossa amizade com todo o Indo-Pacífico", afirmou Raab, acrescentando que, além da adesão à CPTPP, o Reino Unido quer "estabelecer uma parceria com a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e investir mais energia, tempo e esforço nas nossas relações bilaterais na região".

Esta é a quinta visita de Dominic Raab ao Sudeste Asiático desde que se tornou Ministro dos Negócios Estrangeiros em 2019, demonstrando a importância crescente do Indo-Pacífico na política externa britânica.  

A visita coincide com a crescente cooperação de defesa e segurança com a região, refletida pela visita do Carrier Strike Group, uma esquadra liderada pelo porta-aviões "HMS Queen Elizabeth" e composta por quatro contratorpedeiros, duas fragatas e um submarino.  

Leia Também: Londres responde a Macron que integridade do Reino Unido não é negociável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório