Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Refugiado nigeriano de 10 anos torna-se mestre nacional de xadrez dos EUA

A criança aprendeu a jogar xadrez aos sete anos e aos oito foi campeão em Nova Iorque, na categoria dos mais novos.

Refugiado nigeriano de 10 anos torna-se mestre nacional de xadrez dos EUA
Notícias ao Minuto

22:09 - 21/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Tani Adewumi, de 10 anos, é o novo mestre nacional de xadrez dos Estados Unidos, tornando-se a 28ª pessoa mais jovem do país a alcançar o título.

"Fiquei muito feliz por ter vencido e conquistado o título", disse o menino, em declarações à emissora norte-americana NPR, acrescentando que o seu próximo objetivo é tornar-se no mestre de xadrez mais novo do mundo. 

Há vários anos que a criança tem feito correr muita tinta, visto que, após aprender a jogar xadrez aos sete anos, um ano depois já era campeão estadual de Nova Iorque, na categoria que envolve crianças que frequentam desde o jardim de infância até terceiro ano do ensino primário. 

Para além das suas incríveis capacidades no xadrez, a história de Tani tem impressionado o mundo. 

Tanitoluwa Adewumi nasceu na Nigéria e veio para Nova Iorque como refugiado. Em 2019, quando ganhou o primeiro título, o menino estava a viver com a família num centro de acolhimento para sem-abrigo.

Após a vitória, o seu treinador, Russell Makofsky, criou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma 'GoFundMe' para ajudar a criança e os seus pais. Em dois dias a campanha arrecadou 104 mil dólares (cerca de 117 mil euros). 

Leia Também: Campanha No Name quer dar "identidade legal" a crianças sem registo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório