Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Variante Delta representa (apenas) 1% dos casos na vizinha Espanha

Autoridades espanholas consideram que o aumento de transmissão do novo coronavírus que se tem verificado nos últimos dias no país prende-se com o alívio de restrições e não com nova variante.

Variante Delta representa (apenas) 1% dos casos na vizinha Espanha
Notícias ao Minuto

18:21 - 21/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Fernando Simón, diretor do Centro de Controlo de Alertas e Emergências Sanitárias espanhol, revelou, esta segunda-feira, que, neste momento, a variante Delta ainda só representa 1% dos casos positivos da Covid-19 em Espanha. 

Contudo, em conferência de imprensa, o responsável alertou para o facto de os dados de sequenciação do novo vírus terem um "atraso de duas ou três semanas no que diz respeito à situação atual".

Por esse motivo, prosseguiu, "temos de continuar a monitorizar com muita atenção com evoluiu esta variante".

Ainda assim, Fernando Simón considera que "o aumento da transmissão" do coronavírus que se está a "observar em Espanha", neste momento, está mais associado ao "relaxamento de medidas do que há variante Delta".

Espanha conta, atualmente, com mais de 30% da população completamente vacinada contra a Covid-19, uma meta atingida esta segunda-feira. No total, 14.431.683 pessoas (30,4% da população) encontra-se agora imunizada com ambas as vacinas requeridas e 23.200.566 de pessoas (48,9%) já foram inoculadas com a primeira dose.

O objetivo do Governo espanhol era de alcançar os 15 milhões de cidadãos totalmente vacinados na semana passada. 

De acordo com os dados mais recentes, referentes à passada sexta-feira, a Espanha conta com 3.757.442 casos positivos e 80.652 óbitos, desde o início da pandemia. 

Leia Também: AO MINUTO: Surto em lar vacinado; Santa Maria? Internados com menos de 50

Recomendados para si

;
Campo obrigatório