Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

África do Sul com "centro de transferência de tecnologia" para vacinas

A África do Sul vai acolher um "centro de transferência de tecnologia" para vacinas contra a covid-19 para aumentar o conhecimento de produção no país, o mais afetado pela pandemia em África, disse hoje o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

África do Sul com "centro de transferência de tecnologia" para vacinas
Notícias ao Minuto

16:42 - 21/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Será o "primeiro centro de transferência de tecnologia de ARN distribuidor para vacinas da Covid-19, localizado na África do Sul", disse a presidência sul-africana numa breve declaração.

A OMS já criou centros como este, que fornecem conhecimentos especializados e formação a fabricantes locais, com o objetivo de impulsionar a produção global de vacinas contra a gripe.

A África do Sul é responsável por mais de 35% do número total de casos de covid-19 em África e está atualmente a sofrer uma terceira vaga de contágios em massa pela doença.

Cyril Ramaphosa disse hoje que o número de casos diários tinha explodido desde abril, de menos de 800 por dia para mais de 13.000 na semana passada. "O aumento de novos casos tem sido extraordinariamente rápido e abrupto", afirmou no boletim semanal.

Juntamente com a Índia, a África do Sul tem pressionado para que haja uma renúncia temporária dos direitos de propriedade intelectual para vacinas, por forma a que cada país possa produzir as doses de que necessita.

Durante uma visita a Pretória, no final de maio, o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que "as patentes não devem de modo algum ser um travão", referindo que era a favor da renúncia temporária ao direito da propriedade das patentes, mas considerando que a prioridade deveria continuar a ser a transferência de tecnologia.

Leia Também: África do Sul com ajuste de restrições com nível 3 de confinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório