Talibãs conquistam distrito da província de Kunduz e cercam capital

Os talibãs assumiram o controlo de um importante distrito na província de Kunduz, norte do Afeganistão, e cercaram a capital provincial, anunciou hoje a polícia afegã, sendo esta mais uma conquista do movimento no terreno.

Bandeira do Afeganistão

© iStock

Lusa
21/06/2021 16:05 ‧ 21/06/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

Inamuddin Rahmani, porta-voz das forças de segurança provinciais, disse que os combates no distrito de Imann Sahib começaram na noite de domingo e que, a meio do dia de hoje, os talibãs tomaram a sede do distrito e controlam agora a sede da polícia local.

Segundo o porta-voz, os guerrilheiros talibã estão a menos de um quilómetro de Kunduz, a capital da província, mas ainda não entraram na cidade, havendo relatos sobre a presença de pequenos grupos do movimento perto da periferia.

Desde 01 de maio, quando as tropas dos Estados Unidos e da NATO começaram a retirar-se do Afeganistão, que os talibãs conquistaram dezenas de distritos. 

A importância da conquista do distrito de Imam Sahib, no norte de Kunduz, reside na proximidade de estradas que ligam às grandes cidades. 

Imam Sahib está estrategicamente localizado perto da fronteira norte do Afeganistão com o Tajiquistão, uma importante rota de abastecimento da Ásia Central. 

Rahmani acrescentou que a polícia e efetivos do Exército Nacional Afegão estão a tentar, em conjunto, defender o distrito. 

No entanto, não adiantou qualquer balanço de vítimas entre as Forças de Segurança e Defesa Nacional do Afeganistão e entre os talibãs.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahed, confirmou que o distrito de Imam Sahib estava nas mãos do movimento.

"Ouvimos dizer que muitos soldados se renderam aos talibãs", afirmou, citado pela agência noticiosa Associated Press (AP). 

Vários outros distritos de Kunduz também caíram nas mãos do grupo insurgente na última onda de combates, incluindo Achin, vizinho de Imam Sahib, disse Rahmani.

Leia Também: Afeganistão: Talibãs querem regime islâmico "autêntico"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas