Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Pedras sul-africanas que provocaram "febre dos diamantes" são cristais

As pedras encontradas em KwaHlathi, uma comunidade da África do Sul oriental que nas últimas semanas recebeu centenas de pessoas com picaretas e pás, encorajadas por uma verdadeira "febre dos diamantes", são afinal cristais de quartzo.

Pedras sul-africanas que provocaram "febre dos diamantes" são cristais
Notícias ao Minuto

12:05 - 21/06/21 por Lusa

Mundo África do Sul

"Os testes realizados revelam conclusivamente que as pedras descobertas na área não são diamantes, como alguns esperavam. De facto, o que foi descoberto são cristais de quartzo", disse o governo da província sul-africana de KwaZulu-Natal, onde se encontra KwaHlathi, numa declaração proferida domingo à noite.

A febre dos diamantes em KwaHlathi, a cerca de 400 quilómetros a sudeste de Joanesburgo e 1.193 de Moçambique, eclodiu em junho deste ano, após um pastor local ter descoberto algumas pedras preciosas e de se ter espalhado a notícia de que poderiam ser diamantes.

Pessoas de todo o país começaram a afluir a esta área empobrecida da África do Sul para tentarem a sorte na mineração ilegal, tendo-se registado dias em que foram vistas mais de 1.000 pessoas a cavar, na procura dos alegados diamantes, de acordo com os meios de comunicação locais.

As autoridades KwaZulu-Natal comprometeram-se a estudar o fenómeno com especialistas geológicos, que finalmente revelaram que as pedras não são mais do que cristais de quartzo, muito comuns nesta parte do país.

O relatório de resultados salientou que KwaHlathi não é uma área de mineração de diamantes e salientou que a mineração ilegal representa "altos riscos" de "degradação ambiental" na área.

As autoridades locais também alertaram para os perigos que as multidões estão a colocar na luta contra a covid-19, com a África do Sul - o epicentro da pandemia em África - a atravessar a sua terceira grande onda de infeção.

A exploração mineira ilegal é uma atividade comum na África do Sul, um país extremamente desigual, com elevados níveis de pobreza que castigam especialmente a população negra. Trata-se de uma prática que envolve geralmente pessoas de meios limitados.

Leia Também: Botsuana anuncia descoberta de terceiro maior diamante conhecido no mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório