Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Rt e incidência agravam-se. Matriz de risco no vermelho

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt e incidência agravam-se. Matriz de risco no vermelho
Notícias ao Minuto

07:50 - 21/06/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa voltou a ser permitida esta manhã, desde as 6h00, depois de um fim de semana com restrições de circulação. A zona de Lisboa continua a ser a que mais preocupa no país, pelo que exige medidas reforçadas.

Por isso mesmo prevê-se, também, a aceleração da vacinação na região nos próximos dias, podendo mesmo militares entrar em ação para ajudar na tarefa de inoculação. A informação foi avançada, este domingo, por Luís Marques Mendes, na antena da SIC, que acrescentou ainda que a vacinação dos jovens entre os 20 e 29 anos deverá começar em meados de julho, informação que foi confirmada entretanto por fonte da 'task force' da vacinação.

A aceleração deste processo acontece numa altura em que se estima que 60% dos casos na região de Lisboa sejam da variante Delta, a qual se acredita ser mais contagiosa e com mais sintomas.

A resultar, a medida poderá ser adotada também na região do Porto.

Pode consultar estes mapas interativos que mostram a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h48 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link. 

15h45 - Surto com 15 infetados em lar de Mafra onde houve vacinação. Quinze utentes do lar Solar de S. Gião, no concelho de Mafra, estão infetados pela covid-19, apesar de já terem sido vacinados, confirmou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

15h25 - Guiné-Bissau vai administrar vacina chinesa Sinopharm. O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau disse hoje que vai começar a administrar a vacina chinesa Sinopharm no país no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

14h45 - Portugal regista mais 756 casos de Covid-19 e três mortos. 

No boletim desta segunda-feira, e tal como é regra às segundas, quartas e sextas-feiras, a DGS atualizou a matriz de risco, destacando-se desde logo o facto de o índice de transmissão (Rt) e a incidência arrancarem a semana com aumentos significativos. A incidência nacional é de 119,3 casos de infeção por 100 mil habitantes, e no continente de 120,1 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS  

14h30 - Tráfego aéreo de passageiros cai 86% em abril face a 2019. Os aeroportos nacionais receberam 739 mil passageiros em abril, menos 86% do que em igual mês de 2019, mas acima do registado em abril de 2020, quando a pandemia parou o tráfego nos aeroportos, revelou hoje o INE.

14h27 - Ideia da imunidade do grupo com 70% de vacinados está ultrapassada. O investigador Miguel Castanho afirmou hoje que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está "completamente desatualizada" porque a vacina não protege contra a infeção e a transmissão do vírus.

14h25 - Ágata está infetada com o novo coronavírus. A revelação foi feita pela própria na sua conta de Instagram, através da seguinte mensagem: "Lamento dizer mas estou com Covid"

14h15 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje que a situação atual no Reino Unido "parece estável" e está confiante de que será possível levantar todas as restrições da pandemia no próximo dia 19 de julho, depois de ter sido necessário adiar em quatro semanas a data inicial do fim das restrições.

14h05 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 27 novos casos de covid-19, 26 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.016 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, informa hoje a Autoridade de Saúde.

13h50 - "Eternizar" moratórias de crédito "é negativo". O governador do Banco de Portugal defendeu hoje que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e bancos devem cooperar na adaptação ao período pós-moratória

13h37 - Ao contrário do que estava previsto, o autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 vai arrancar esta segunda-feira apenas para os maiores de 37 anos, e não para os maiores de 35, avança a TSF, que confirmou esta informação junto da 'task force'.

13h31 - O centro de vacinação do pavilhão da Cidade Universitária, em Lisboa, deverá ser reativado esta semana com uma equipa constituída por militares dos três ramos Forças Armadas, avançou hoje à Lusa uma fonte da 'task force'.

Segundo a 'task force' do plano de vacinação contra a Covid-19, este centro terá capacidade de administrar diariamente cerca de 1.200 doses de vacinas e será usado, nesta fase, para vacinar no âmbito da modalidade "casa aberta", sistema para assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação.

13h25 - O casamento e o setor nupcial enfrentam uma crise sem precedentes há um ano devido à Covid-19, com os matrimónios adiados para 2021 e 2022, porque os nubentes preferem fazer a festa de sonho sem desconvidar dezenas de pessoas.

13h07 - A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 6.567 mortes nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos de infeção se situou nos 317.517, indica hoje o balanço diário da France-Presse (AFP).

12h40 - A Comissão Europeia vai ter "tolerância zero" em relação à fraude e às "desconformidades" na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), garantiu hoje a comissária Elisa Ferreira.

12h34 - Variante Delta detetada no centro de Moçambique. A variante indiana do novo coronavírus foi detetada em Moçambique, na província de Tete, zona centro.

12h15 - A atividade económica registou uma "trajetória convergente" com os níveis pré-pandemia em abril e maio, com taxas de crescimento historicamente elevadas, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

11h55 - O ministério da Saúde espanhol lembra hoje que pessoas com mais de 65 anos, já vacinadas com a primeira dose, mas que sejam infetados, devem esperar seis meses para levarem a segunda dose da vacina.

11h47 - A PSP encerrou, temporariamente, uma mercearia, no passado dia 15 de junho, em Sintra, como medida especial de combate à Covid-19. Homem, de 45 anos, estava a cumprir isolamento profilático no estabelecimento enquanto este continuava aberto.


 

11h30 - Moçambique começa hoje a administração da segunda dose da vacina contra a covid-19, que vai inocular 240.913 pessoas, o mesmo número que recebeu a primeira toma.

11h21 -  O Plano Municipal de Testagem de Lisboa COVID 19, a funcionar em 110 farmácias aderentes, deixou de estar limitado a dois testes mensais por morador na cidade de Lisboa. A partir de agora, há um número de testes ilimitados, independentemente de ser ou não residente em Lisboa.

11h15 - As discotecas francesas poderão reabrir a partir de 9 de julho, anunciou o ministro do governo Alain Griset. A acontecer, os espaços de diversão noturna voltam a operar pela primeira vez desde março de 2020.

11h07 - Testar é fundamental, para si e para os outros.

10h45 - O município transmontano de Carrazeda de Ansiães está a oferecer a quem visitar o território parte do valor gasto em alojamento para refeições nos restaurantes deste concelho do distrito de Bragança, divulgou hoje a autarquia.

Com esta iniciativa, o município pretende dar "um mimo" aos turistas" e uma ajuda à restauração e alojamento, das atividades económicas mais prejudicadas pelas medidas restritivas da pandemia covid-19.

10h36 - Espetadores nos Jogos Olímpicos. As autoridades japonesas decidiram hoje permitir que até 10 mil espectadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão, anunciou hoje a organização da prova.

10h35 - Mais de 37% da população de Macau hesitante em relação à vacina. Uma sondagem da Universidade de Macau revelou que 37,7% dos inquiridos estão hesitantes ou negativos em relação à vacina contra a covid-19 no território que tem uma taxa de vacinação reduzida apesar dos vários incentivos dados pelas autoridades.

10h31 - Pandemia mostrou que "a arquitetura é vida". A arquiteta Carmen Silva, membro do Movimento dos Sem Teto de São Paulo, que luta pelo acesso à habitação na maior cidade brasileira, disse à agência Lusa que a pandemia mostrou, "mais do que nunca, que a arquitetura é vida".

10h13 - António Costa afirmou hoje que temos "um bom plano e os recursos adequados" para olharmos para o futuro económico do país com "confiança". O primeiro-ministro explicava a forma como será utilizada a 'bazuca' europeia para fazer frente "à maior crise económica vivida na UE desde a 2.ª Grande Guerra". António Costa disse ter confiança de que estes fundos terão "um efeito económico e social duradouro e transformador da sociedade portuguesa" e afirmou que é " tempo de agir para pôr em marcha os fundos os Plano de Recuperação e Resiliência".

09h30 - A Cabo Verde Airlines (CVA) vai reduzir o número de trabalhadores, superior a 300 antes da pandemia, devido à quebra da atividade, disse à Lusa o diretor-executivo da empresa, Erlendur Svavarsson.

09h26 - Mais de metade (52%) dos administradores financeiros (CFO) portugueses estão "mais otimistas" sobre as perspetivas financeiras das suas empresas do que no outono, de acordo com o inquérito CFO Survey - Edição Primavera 2021 da Deloitte 

09h20 - Madrid avança no desconfinamento. Os locais de diversão noturna (bares e discotecas) e os centros de idosos com atividades sociais e culturais reabrem esta segunda-feira na Comunidade de Madrid.

09h10 - Decisão de fechar Lisboa "não é muito eficiente" em termos práticos. Virologista Pedro Simas defende que, mais do que confinamentos regionais, o importante é continuar a cumprir as medidas de proteção, como o uso da máscara e a distância social.

08h58 - A GNR detetou mais de 200 infrações às restrições de circulação durante o fim de semana na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Em declarações à Renascença, o capitão João Gaspar defendeu que os portugueses respeitaram as regras impostas, sendo que o tempo que se fez sentir terá ajudado para que isso acontecesse.

08h40 - Dados atualizados da Índia: A Índia registou 53.256 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo nos últimos 88 dias, confirmando a tendência de redução, além de 1.422 mortes, informou hoje o Ministério da Saúde indiano.

08h34 - Voos retomados. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada, este fim de semana, após ter estado suspensa por duas semanas, por terem sido detetados sete casos de Covid-19, em maio, num voo oriundo de Lisboa.

08h13 - SPGS pede abertura de inscrição para vacina. A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) apelou hoje à abertura imediata da possibilidade generalizada de inscrição para a vacina contra a covid-19, lembrando que os mais novos são os que têm maiores possibilidades de contágio.

08h10 - Dados atualizados da Rússia: A Rússia regista uma ligeira redução no número de novas infeções por covid-19 após ter relatado 17.611 novos casos de coronavírus e 450 mortes nas últimas 24 horas.

07h53 - Administração Pública preparada para 'bazuca' europeia. A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública diz que os serviços públicos têm "um desafio que é gastar bem o dinheiro" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas garantiu que estão preparados para avançar.

07h45 - Covid-19 pode causar danos nos testículos? Investigadores infetaram hamsters com o vírus pertencente à variante do primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus SARS COV-2 nos Estados Unidos e detetaram que este afetou células das gónadas sexuais dos bichos.

07h43 - Dados atualizados da Alemanha: A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 346 casos de infeção por Covid-19 e 10 mortos. Em termos acumulados, o país soma 3.722.327 casos da doença e 90.395 vítimas mortais.

07h36 - O ex-presidente haitiano Jean Bertrand Aristide, 67 anos, está infetado com Covid-19 e prepara-se para viajar para Cuba para receber tratamento médico, informou a imprensa local no domingo.

07h24 - 'Dê troco a quem precisa' arranca hoje. A campanha 'Dê troco a quem precisa' arranca hoje nas farmácias de todo o país para ajudar as famílias que ficaram mais vulneráveis devido à pandemia de covid-19, no âmbito do programa Emergência abem que já auxiliou 1.472 pessoas.

07h22 - Circulação retomada. A circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), que estava proibida desde as 15h00 de sexta-feira na sequência da subida dos casos de Covid-19 neste território, foi retomada às 06h00 de hoje.

07h20 - Dados atualizados da China: A província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, registou um caso local de covid-19 nas últimas 24 horas .

07h18 - Bom dia! Começa aqui um novo registo de atualização da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo. Para recordar o que aconteceu ontem clique aqui

Leia Também: Portugal administrou mais de 7,2 milhões de vacinas, 100 mil só no sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório