Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Base aérea com soldados americanos atacada com rocket no Iraque

Uma base área com soldados americanos no oeste do Iraque foi atacada com um rocket, uma situação que Washington atribui aos aliados iraquianos do Irão, segundo adiantou hoje uma fonte da segurança americana à AFP.

Base aérea com soldados americanos atacada com rocket no Iraque
Notícias ao Minuto

14:53 - 20/06/21 por Lusa

Mundo Iraque

"Um rocket atingiu a base aérea de Ain al-Assad", disse a fonte sobre o incidente, que ocorre apenas dois dias depois da eleição de Ebrahim Raisi para a presidência do Irão.

O triunfo do clérigo ultraconservador nas eleições presidenciais iranianas foi saudado pelos grupos pró-Irão mais radicais do país, que tentam expulsar os 2.500 militares norte-americanos destacados no Iraque como parte da coligação anti-jihadista.

Para estes grupos, o resultado do ato eleitoral significou "o fracasso dos peões americanos".

Desde o início de 2021 registaram-se 43 ataques a interesses dos EUA em solo iraquiano, entre os quais a embaixada em Bagdad, bases que albergam soldados ou empreiteiros americanos e comboios que prestam apoio logístico à coligação.

Estes ataques, há muito realizados com rockets e bombas à beira da estrada, tornaram-se mais frequentes nos últimos meses. Só desde meados de abril foram lançadas bombas por drones contra os interesses americanos, na linha dos ataques levados a cabo pelos rebeldes iemenitas pró-iranianos Houthi contra a Arábia Saudita.

Para os peritos, a utilização desta técnica é um sinal de escalada no Iraque, onde os americanos estão atualmente a redistribuir as suas baterias de defesa aérea Patriot, mas estão a manter sistemas C-RAM que já intercetaram numerosos foguetes.

Washington está atenta aos desenvolvimentos na região e anunciou na semana passada a oferta de até três milhões de dólares por informações sobre ataques que visam os seus interesses no Iraque.

Leia Também: EUA lamentam que iranianos tenham sido privados de escrutínio "livre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório