Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ONU diz que naufrágio no Sri Lanka causou "dano significativo ao planeta"

O representante da ONU no Sri Lanka disse que o naufrágio de um porta-contentores que se incendiou ao transportar produtos químicos para fora da capital causou "um dano significativo ao planeta" ao libertar substâncias perigosas no ecossistema.

ONU diz que naufrágio no Sri Lanka causou "dano significativo ao planeta"
Notícias ao Minuto

07:11 - 20/06/21 por Lusa

Mundo ONU

O navio que operava sob a bandeira de Singapura afundou-se na quinta-feira, um mês depois de se ter incendiado, levantando preocupações sobre um possível desastre ambiental.

A ONU disse que estava a coordenar esforços internacionais e a ajudar o Sri Lanka na avaliação dos danos, esforços de recuperação e prevenção de tais desastres no futuro.

"Uma emergência ambiental desta natureza causa danos significativos ao planeta devido à libertação de substâncias perigosas no ecossistema", disse o Coordenador Residente da ONU no Sri Lanka, Hanaa Singer-Hamdy, numa declaração no final do sábado.

"Isto, por sua vez, ameaça a vida e a subsistência da população nas zonas costeiras", acrescentou.

Uma equipa da ONU de peritos em derrames de petróleo e produtos químicos - fornecidos pela União Europeia - foi enviada para o Sri Lanka.

O Sri Lanka já apresentou um pedido de indemnização de 40 milhões de dólares (33,7 milhões de euros) à X-Press Feeders para cobrir parte do custo do combate ao incêndio, que deflagrou a 20 de maio, quando o navio estava ancorado a cerca de 18 quilómetros a noroeste da capital, Colombo, e à espera de entrar no porto.

A marinha do Sri Lanka acredita que o incêndio foi causado pela sua carga química, que incluía 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos, a maioria dos quais foram destruídos no incêndio. Mas os destroços, incluindo a fibra de vidro queimada e toneladas de 'pellets' plásticos, já poluíram as praias próximas.

No manifesto do navio analisado pela agência de notícias Associated Press consta que o navio transportava pouco menos de 1.500 contentores, sendo 81 dos quais descritos como mercadorias "perigosas".

Tanto as autoridades do Sri Lanka como o operador do navio têm dito até agora que não há sinais de derrame de petróleo.

Leia Também: Navio porta-contentores em risco de naufragar ao largo do Sri Lanka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório