Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Milhares saem à rua em todo o Brasil pela destituição de Bolsonaro

Manifestantes reclamam ainda a aceleração da vacinação contra a Covid-19.

Notícias ao Minuto

16:30 - 19/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Milhares de manifestantes saíram às ruas, este sábado, em várias cidades brasileiras, a pedir a destituição do presidente Jair Bolsonaro.

Além de Brasília, os protestos decorrem em Aracaju, Campo Grande, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Palmas, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, Teresina, entre outras cidades.

Em alguns locais, os protestos estão mesmo a condicionar o trânsito.

Os grupos que convocaram as manifestações defendem também mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), nomeadamente de valores para a compra de consumíveis e equipamento hospitalares, a aceleração da vacinação contra a Covid-19 e o pagamento de um auxílio emergencial no valor de 600 reais (cerca de 100 euros) para as famílias pobres cujo rendimento foi severamente afetado pela pandemia.

A maior parte dos manifestantes usa máscara. No Recife, muitos caminhavam em fila indiana, respeitando o distanciamento social, embora pontualmente vão ocorrendo algumas aglomerações.

Os protestos foram convocados por vários movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos que fazem oposição ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. As manifestações decorrem em 300 cidades brasileiras, mas também estão previstas concentrações em cidades portuguesas, incluindo Lisboa, Braga, porto e Coimbra.

Numa nota publicada no seu 'site' oficial, o Partido dos Trabalhadores (PT), líder da oposição, que aderiu ao movimento na passada segunda-feira, confirmou a organização de atos em 246 cidades dentro e fora do país.

O Brasil aproxima-se da marca das 500 mil mortes por Covid-19, depois de ontem ter registado 2.495 mortes e 98.832 casos de infeção.

A subida dos dois principais indicadores da pandemia poderá indiciar uma terceira vaga da pandemia no país, que, neste momento, é o que apresenta os piores valores diários do mundo, ultrapassando os Estados Unidos e a Índia.

O lento progresso do processo de vacinação é um motivo de preocupação. Veja, na galeria acima, as imagens dos protestos que decorrem desde manhã um pouco por todo o Brasil.

Leia Também: Bolsonaro diz que infeção é mais eficaz do que vacina contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório