Meteorologia

  • 30 JULHO 2021
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Covid-19. Morreu líder tradicional namibiano Vekuii Rukoro

Vekuii Rukoro, o chefe supremo do povo OvaHererero que liderou batalhas legais internacionais para levar a Alemanha a pagar reparações pelo seu genocídio no país da África Austral, morreu de covid-19.

Covid-19. Morreu líder tradicional namibiano Vekuii Rukoro
Notícias ao Minuto

17:46 - 18/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Um proeminente líder tradicional namibiano, Vekuii Rukoro, o chefe supremo do povo OvaHererero que liderou batalhas legais internacionais para levar a Alemanha a pagar reparações pelo seu genocídio no país da África Austral, morreu de covid-19.

Rukoro morreu ao início do dia de hoje, disse à agência AP o secretário-geral do Ovaherero/OvaMbanderu e do Conselho Nama, Mutjinde Katjiua.

Rukoro, que foi eleito Chefe Paramount do OvaHerero em 2014, representou ambos os grupos étnicos nos processos jurídicos internacionais.

Rukoro e outros chefes tradicionais aceitaram a oferta de compensação da Alemanha, mas disseram que esta deveria ser melhorada através de mais negociações, enquanto alguns outros líderes tradicionais a rejeitaram.

No mês passado, o governo alemão pediu desculpa pelos massacres da era colonial e concordou em pagar 1,1 mil milhões de euros à Namíbia durante um período de 30 anos.

No que é agora reconhecido como sendo o primeiro genocídio do século XX, os massacres em massa do povo OvaHerero e Nama foram perpetrados pelas forças coloniais alemãs entre 1904 e 1908.

A Namíbia está atualmente a sofrer um surto de covid-19. A média móvel de sete dias de novos casos diários mais do que duplicou nas últimas duas semanas, de 17,31 novos casos por 100.000 pessoas, em 03 de junho, para 49,13 novos casos por 100.000 pessoas, em 17 de junho, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

A Namíbia, um país de 2,5 milhões de pessoas, tem um total acumulado de pouco mais de 70.000 casos confirmados, incluindo 112 mortes, de acordo com os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças.

O atual surto levou o governo a restringir o movimento de entrada e saída da capital, Windhoek, bem como a restringir as reuniões públicas a 10 pessoas.

SMM // PJA

Lusa/Fim

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório