Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19. Legislativas russas serão realizadas entre 17 e 19 de setembro

As eleições legislativas realizar-se-ão na Rússia durante três dias, de 17 a 19 de setembro, para limitar a propagação da covid-19, anunciou hoje a chefe da comissão eleitoral, uma medida denunciada pela oposição como facilitadora de fraudes.

Covid-19. Legislativas russas serão realizadas entre 17 e 19 de setembro
Notícias ao Minuto

17:16 - 18/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Estes três dias vão garantir segurança para a saúde dos nossos cidadãos", afirmou Ella Pamfilova, citada pelas agências noticiosas russas, adiantando tratar-se da "opção ótima".

Em setembro de 2020, as eleições locais e regionais também se realizaram durante três dias para limitar a concentração de pessoas nas assembleias de voto e os riscos de contágio.

Dois meses antes, um referendo constitucional que permitiu que Vladimir Putin fique no poder até 2036 decorreu durante uma semana.

Para esta votação, foram instaladas assembleias de voto no exterior, em pátios de edifícios ou em bancos públicos, suscitando o escárnio e a ira da oposição, que denunciou falsificações em massa devido à medida.

Pamfilova rejeitou hoje a possibilidade de tais urnas móveis.

"O voto perto das habitações (...) serviu o seu propósito. Já não é necessário", afirmou a presidente da comissão eleitoral.

O escrutínio de setembro vai ocorrer numa altura em que o partido de Vladimir Putin, o Rússia Unida, perde popularidade num contexto de estagnação económica e de cansaço dos eleitores.

O instituto de sondagens próximo do poder Vtsiom atribui ao partido o apoio de 30% dos eleitores, contra 60 a 65% para o Presidente russo.

As autoridades multiplicaram nos últimos meses os ataques contra a oposição, em particular as organizações ligadas ao principal crítico de Kremlin, Alexei Navalny, que foram declaradas "extremistas" e encerradas.

Navalny, na origem de investigações sobre a corrupção das elites, está preso desde que regressou à Rússia em janeiro, após ter recuperado de um envenenamento pelo qual responsabiliza Putin e os seus serviços secretos.

Leia Também: Guterres. Putin felicita secretário-geral pela reeleição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório