Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Guterres. Putin felicita secretário-geral pela reeleição

O Presidente da Rússia felicitou hoje António Guterres pela reeleição como secretário-geral das Nações Unidas, sublinhando que o trabalho do antigo primeiro-ministro português permitirá aumentar a eficácia dos mecanismos da ONU e reforçar o papel da organização no mundo.

Guterres. Putin felicita secretário-geral pela reeleição
Notícias ao Minuto

16:13 - 18/06/21 por Lusa

Mundo Guterres/ONU

"A decisão da Assembleia Geral [na ONU] confirma plenamente o seu prestígio político", escreveu Putin a Guterres numa mensagem de felicitações divulgada hoje pelo Kremlin depois de aquele órgão das Nações Unidas ter confirmado, hoje, o segundo mandato à frente da organização.

"Estou convencido que o seu trabalho e atividade permitirão, tal como no passado, aumentar a eficácia dos mecanismos da ONU e reforçar o papel coordenador da organização nos assuntos globais", afirmou o Presidente russo.

Putin assegurou a Guterres, contra quem nenhum outro país apresentou uma alternativa, que a Rússia, com Estado fundador e membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, continuará a contribuir "ativamente na procura de resolver as múltiplas tarefas" que as Nações Unidas enfrentam.

António Guterres tomou hoje posse para um segundo mandato como secretário-geral da Organização das Nações Unidas, declarando-se um "multilateralista devoto" e "português orgulhoso" e voltou a pedir distribuição de vacinas contra a covid-19 como "prioridade mundial absoluta".

Guterres, que prestou juramento pela segunda vez em cinco anos à frente de uma organização com 193 Estados-membros, em Nova Iorque, admitiu que existem "tarefas colossais" a que o mundo deve responder unido, com destaque para a prevenção de conflitos e preparação da segurança social em caso de futuras pandemias.

Expressando gratidão a Portugal pela renomeação, o secretário-geral declarou-se um "multilateralista devoto, mas também português orgulhoso", num discurso que proferiu em três línguas -- inglês, francês e espanhol -- na Assembleia-Geral da ONU.

Leia Também: Charles Michel saúda recondução de Guterres e diz que UE estará consigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório