Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Palestinianos feridos em confrontos com polícia israelita na Cidade Velha

Nove manifestantes palestinianos ficaram feridos hoje em confrontos com a polícia israelita junto à Esplanada das Mesquitas na Cidade Velha de Jerusalém, tendo sido detidas 14 pessoas, informa a agência noticiosa espanhola EFE.

Palestinianos feridos em confrontos com polícia israelita na Cidade Velha
Notícias ao Minuto

15:37 - 18/06/21 por Lusa

Mundo Jerusalém

Segundo o Crescente Vermelho Palestiniano, três feridos tiveram de ser hospitalizados, enquanto os restantes seis, alguns dos quais com ferimentos de balas de borracha, foram tratados no local.

Centenas de pessoas manifestaram-se após as orações de sexta-feira na mesquita de Al-Aqsa em resposta a uma marcha de judeus ultranacionalistas na terça-feira, na qual se ouviram gritos de "morte aos árabes", e após a divulgação de um vídeo mostrando alguns dos participantes a insultar o profeta Maomé, segundo a agência norte-americana Associated Press.

Jovens palestinianos atiraram pedras contra a polícia israelita posicionada à entrada da Esplanada das Mesquitas e esta disparou granadas atordoantes e balas de borracha.

Uma série de confrontos mais violentos no local em abril e maio ajudou a iniciar a guerra de 11 dias entre Israel e grupos armados na Faixa de Gaza no mês passado. O local é o terceiro mais sagrado para o Islão e localiza-se junto ao mais sagrado para os judeus.

A tensão permanece alta desde que um cessar-fogo interrompeu a guerra no dia 21 de maio.

A marcha de terça-feira visava a celebração da tomada por Israel de Jerusalém Oriental, a zona palestiniana da cidade - onde se situa a Cidade Velha, com locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos - ocupada em 1967 e posteriormente anexada pelo Estado hebreu.

Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental para capital do Estado a que aspiram.

Leia Também: Covid-19: Israel troca com palestinianos um milhão de doses de vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório