Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Varsóvia diz que ciberataque contra responsáveis políticos veio da Rússia

O líder do partido nacionalista no poder na Polónia, Jaroslaw Kaczynski, disse hoje que o ciberataque "de grande envergadura" de que foram vítimas altos responsáveis políticos polacos foi proveniente da Rússia.

Varsóvia diz que ciberataque contra responsáveis políticos veio da Rússia
Notícias ao Minuto

14:30 - 18/06/21 por Pedro Caldeira Rodrigues

Mundo Polónia

"As análises dos nossos serviços e dos serviços de informações dos nossos aliados permitem-nos afirmar sem equívoco que o ciberataque foi conduzido a partir de território da Federação da Rússia", declarou em comunicado Jaroslaw Kaczynski, também vice-primeiro-ministro responsável pela segurança nacional.

O parlamento polaco reuniu-se na quarta-feira à porta fechada para escutar uma intervenção do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki sobre uma vaga de ciberataques "sem precedentes" dirigidos a 'sites' informáticos de instituições, e ainda a caixas de correio eletrónico.

"Responsáveis de primeira linha, ministros, deputados de diversas correntes políticas foram vítimas deste ataque", precisou hoje Jaroslaw Kaczynski, líder do ultraconservador e nacionalista Partido Lei e Justiça (PiS, no poder).

Uma parte dos correios eletrónicos intercetados apareceu na aplicação de mensagens Telegram.

Na semana passada, o ministro responsável do programa nacional de vacinação, Michal Dworczyk, foi alvo de um ciberataque contra a sua caixa de correio eletrónico privada.

Segundo os media, entre os seus emails incluíam-se documentos oficiais, alguns secretos, uma informação negada pelo próprio.

Segundo Jaroslaw Kaczynski, este ataque destinou-se a "desestabilizar o país".

As relações russo-polacas, historicamente complicadas, registam um aumento da tensão desde a anexação da península da Crimeia por Moscovo em 2014 e o apoio concedido por Moscovo ao Presidente bielorrusso Alexandre Lukashenko.

Leia Também: Polónia alvo de ciberataque "sem precedentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório