Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Liberais Democratas vencem Partido Conservador em eleição parcial

O Partido Conservador sofreu uma derrota surpreendente na eleição parlamentar parcial na circunscrição de Chesham e Amersham, no noroeste de Londres, para os Liberais Democratas. 

Liberais Democratas vencem Partido Conservador em eleição parcial
Notícias ao Minuto

11:41 - 18/06/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

Sarah Green arrecadou 56,7% dos votos num círculo eleitoral que os Conservadores controlavam desde 1974 e que foi a votos na quinta-feira devido à morte em abril da antiga ministra para o País de Gales Cheryl Gillan. 

David Fleet, candidato do partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ficou-se por 35,5% dos votos e o Partido Trabalhista, a principal força da oposição em Inglaterra, ficou em quarto lugar (1,6% dos votos), atrás dos Verdes (3,9%). 

O resultado, anunciado de madrugada, é sobretudo simbólico, já que o Partido Conservador continua a ter uma maioria absoluta de 85 assentos na Câmara dos Comuns. 

"Esta é uma grande vitória para os Liberais Democratas. A população de Chesham e Amersham desencadeou uma onda de choque na política britânica. Disseram-nos que era impossível a qualquer partido vencer os Conservadores aqui em Buckinghamshire. (...) Esta vitória dos Liberais Democratas provou que eles estavam totalmente errados", saudou o líder dos Lib Dems, Ed Davey.

Para o deputado, este é o início do desmoronamento da "Muralha Azul Conservadora" em algumas partes do país, sobretudo no sul de Inglaterra e áreas urbanas, na sequência do 'Brexit'. 

No entanto, os 'tories' de Boris Johnson furaram a "Muralha Vermelha" do Partido Trabalhista no norte e centro de Inglaterra, sobretudo regiões vítimas da desindustrialização, como o círculo de Hartlepool, em maio. 

Uma outra eleição parlamentar parcial vai ter lugar em 01 de julho na circunscrição de Batley and Spen, no norte de Inglaterra, perto de Leeds, na sequência da demissão da Trabalhista Tracy Brabin, eleita em maio Presidente da Câmara Municipal (Mayor) de West Yorkshire. 

A candidata do 'Labour' é Kim Leadbeater, irmã da deputada Jo Cox, que representava aquele círculo quando foi assassinada por um militante de extrema-direita em 2016 uma semana antes do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Leia Também: Covid-19: Reino Unido regista recorde de novos casos desde fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório