Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA subiram para 412 mil

Os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos da América subiram na última semana para 412 mil, o que acontece pela primeira vez desde abril, segundo o Departamento do Trabalho norte-americano.

eua bandeira

© Reuters

Lusa
17/06/2021 15:12 ‧ 17/06/2021 por Lusa

Mundo

EUA

Os pedidos de subsídio de desemprego cresceram 37 mil na semana que terminou em 12 de junho, face à semana anterior, quando tinham sido registados 375 mil.

Esta é a primeira subida deste indicador desde abril, sendo que a maioria dos analistas esperava um menor número de pedidos de subsídios de desemprego (360 mil) face à evolução da vacinação e recuperação da economia.

Já a média dos pedidos de pedidos de subsídios de desemprego em quatro semanas, uma medida que compensa as variações semanais, desceu para 395 mil, o nível mais baixo desde março de 2020.

O relatório hoje divulgado indica ainda que, na semana que terminou em 05 de junho, havia 3,5 milhões de pessoas que recebiam o subsídio de desemprego, praticamente o mesmo número da semana anterior.

Com a vacinação a avançar e mais consumo dos consumidores - em restaurantes, viagens, cinemas, lojas -, a economia norte-americana está a recuperar a bom ritmo da recessão provocada pela pandemia de covid-19.

A maior procura dos clientes tem levado muitas empresas a procurar novos trabalhadores, geralmente com salários mais altos, e a evitar demissões.

Mas a velocidade da recuperação apanhou muitas empresas desprevenidas e desencadeou uma corrida para contratar. Em maio, as empresas acrescentaram 559 mil postos de trabalho, mas ainda abaixo do esperado com muitas a lutar para encontrar trabalhadores suficientes à medida que a economia recupera mais rápido do que o esperado.

Muitos economistas esperam que as contratações aumentem nos próximos meses, especialmente à medida que os programas federais de auxílio ao desemprego terminem e mais pessoas procurem empregos. Contudo, avisam, a economia ainda tem 7,6 milhões de empregos a menos do que antes da pandemia.

Os empregadores estão a publicitar vagas de emprego mais rápido do que os candidatos podem preenchê-las. Em abril, o anúncio de vagas de emprego atingiu o recorde de 9,3 milhões, mais 12% do que em março.

A rápida vacinação reduziu o número de novos casos confirmados de covid-19 para uma média de pouco mais de 12.000 por dia, nos Estados Unidos, face a cerca de 250.000 por dia no início de janeiro.

Leia Também: Departamento de Justiça dos EUA abandona processo contra Bolton

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas