Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Irão: Presidenciais são "competição séria", diz órgão de controlo

As presidenciais no Irão são uma "competição séria", declarou hoje, na véspera da votação, o porta-voz do órgão de controlo da eleição, rejeitando as críticas de que a invalidação de numerosos candidatos reforçará a abstenção.

Irão: Presidenciais são "competição séria", diz órgão de controlo
Notícias ao Minuto

12:42 - 17/06/21 por Lusa

Mundo Eleições

"Os (três) debates (televisivos entre os candidatos), ainda que apresentem alguns inconvenientes, mostraram que (...) a competição política é séria", declarou Abbas-Ali Kadkhodai, porta-voz do Conselho dos Guardiães da Constituição, numa conferência de imprensa em Teerão.

"Os media e o povo (iraniano) testemunharam que se trata de uma boa competição", adiantou, apesar de os debates terem sido considerados de um modo geral enfadonhos pela imprensa.

Perto de 60 milhões de iranianos são chamados às urnas na sexta-feira para eleger um sucessor para o Presidente Hassan Rohani, num contexto de grave crise económica e social, agravada pela pandemia da covid-19.

A campanha eleitoral terminou hoje às 07:00 locais (03:30 em Lisboa).

Entre cerca de 600 dossiês, o Conselho dos Guardiães autorizou sete homens a candidatarem-se ao cargo de chefe de Estado.

Restam quatro porque três retiraram a sua candidatura na quarta-feira, dois dos quais apelaram ao voto no ultraconservador Ebrahim Raissi, chefe da Autoridade Judiciária.

Raissi é o favorito devido à ausência de concorrentes à altura, após a desclassificação dos seus principais adversários políticos.

Estas invalidações, indicando segundo muitos iranianos que a eleição foi decidida com antecedência, foram muito criticadas.

Mas Kadkhodai repetiu hoje que os Guardiães "não têm opinião política" sobre os dossiers dos candidatos e que apenas cumprem "a lei eleitoral".

O presidente no Irão tem prerrogativas limitadas, dado o essencial do poder estar nas mãos do líder supremo, o 'ayatollah' Ali Khamenei.

Os 12 membros do Conselho de Guardiães são todos escolhidos direta ou indiretamente pelo líder supremo.

Leia Também: Três candidatos às presidenciais no Irão abandonam a corrida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório