Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cimeira entre Biden e Putin (também) marcada por tensão entre jornalistas

A entrada para biblioteca da Vila La Grange, em Genebra, foi tudo menos pacífica.

Notícias ao Minuto

12:16 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Jornalistas

A primeira cimeira entre os presidentes norte-americano, Joe Biden, e russo, Vladimir Putin, que decorreu na quarta-feira em Genebra, ficou marcada por alguns incidentes, nomeadamente pela 'tensão' entre jornalistas. 

Imagens partilhadas nas redes sociais, como as que pode ver na galeria acima, mostram o caos na entrada dos repórteres na biblioteca da Vila La Grange, onde se encontravam os líderes russo e americano. 

Como reportou a agência noticiosa Efe, no exterior da mansão registaram-se cenas de gritos e empurrões, pouco após os dois dirigentes terem apertado a mão e entrado no edifício. 

Membros da 'pool' de Biden, o grupo de repórteres que acompanha as atividades do presidente, explicaram que a tensão começou numa entrada lateral, quando os repórteres norte-americanos e russos se apressaram para entrar na mansão e foram travados por funcionários e agentes de segurança dos EUA e da Rússia.

Aos jornalistas norte-americanos foi pedido por diversas vezes para formarem uma fila em separado, mas as instruções não foram cumpridas e começaram a gritar e a empurrar para entrar, enquanto um responsável suíço pedia calma, acrescentou a Efe.

O tumulto prosseguiu quando funcionários da Casa Branca tentaram colocar no interior do edifício os jornalistas e fotógrafos norte-americanos, argumentando que os EUA e a Rússia tinham chegado a acordo sobre o número de repórteres a quem seria permitido acesso à grande biblioteca onde se iniciou a cimeira.

No final, apenas nove dos 13 repórteres que incluem a "pool" de Biden conseguiram aceder à sala.

De acordo com a correspondente chefe da CNN na Casa Branca, Kaitlan Collins, no interior alguns jornalistas colocaram-se em frente às câmaras e outros começaram a falar, enquanto os dois presidentes tentavam pronunciar as primeiras palavras, aumentando ainda mais a tensão entre os repórteres.

Por sua vez, o canal russo Rossiya-24 culpou pela situação de caos os jornalistas norte-americanos "em busca de melhores posições", por terem tentado entrar no edifício apesar de, segundo a cadeia televisiva, não estar permitido o acesso a jornalistas.

Recorde-se que, ao final do dia, Biden e Putin regressaram aos EUA e à Rússia, respetivamente, e a cimeira terminou com 'compromissos de segurança estratégica' e de forma mutuamente descrita como 'construtiva', apesar de divergências, nomeadamente sobre a prisão do opositor russo Alexei Navalny.

Veja o vídeo na galeria acima. 

Leia Também: Biden e Putin já estão de regresso a Washington e Moscovo após cimeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório