Meteorologia

  • 29 JULHO 2021
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

França anuncia que deteve alto responsável de grupo 'jihadista' no Saara

O Ministério da Defesa francês anunciou hoje que deteve Abou Dardar, um alto responsável da seção do grupo Estado Islâmico no Saara, na fronteira entre o Mali e o Níger.

França anuncia que deteve alto responsável de grupo 'jihadista' no Saara

Hoje anunciada, a detenção ocorreu em 11 de junho e integrou uma operação francesa em coordenação com as forças armadas nigerinas, noticiou a agência espanhola Efe.

O Governo francês refere que "um homem com comportamento suspeito" foi avistado por um helicóptero e a força gaulesa no território, Barkhane, e as forças nigerianas lançaram de imediato um dispositivo para o deter.

"Transportava uma arma automática, óculos de visão noturna, um colete de guerra, um telefone e um rádio. Ele não resistiu à detenção", afirmou o executivo francês.

De acordo com a fonte, o homem é Dadi Ould Chouaïb, conhecido como Abou Dardar, "um dos altos comandantes do Estado Islâmico no Grande Saara".

"Também é suspeito de ter mutilado três homens no passado 02 de maio", no mercado da pequena cidade maliana de Tin Hama.

Na semana passada, a operação Barkhane, que fornece apoio contra o 'jihadismo' em cinco países da região do Sahel -- Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger --, relatou a morte do líder da organização 'jihadista' Al-Qaida no Magrebe Islâmico, responsável pelo rapto de dois jornalistas franceses.

Os dois anúncios chegam no mesmo momento em que o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que pretende retirar parte dos 5.100 efetivos atualmente destacados no Sahel, a faixa desértica que se estende desde a Mauritânia até à Somália.

Leia Também: Crianças em França deixam de usar máscara nos recreios das escolas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório