Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Gorbachev diz que cimeira Biden/Putin demonstrou que diálogo "é possível"

O ex-Presidente soviético Mikhail Gorbachev afirmou hoje que os líderes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Joe Biden, demonstraram na cimeira realizada em Genebra que o diálogo entre os dois países "é possível e necessário".

Gorbachev diz que cimeira Biden/Putin demonstrou que diálogo "é possível"
Notícias ao Minuto

20:13 - 16/06/21 por Lusa

Mundo EUA/Rússia

"Voltámos a convencer-nos que mesmo na situação mais difícil é possível e necessário dialogar. Os líderes, os Presidentes, deram o exemplo. E valorizo-o profundamente", disse o nonagenário estadista em declarações à agência noticiosa russa RIA Novosti.

O último Presidente soviético congratulou-se pelo "caráter construtivo" do encontro "atendendo às primeiras informações", e definiu-o como "uma resposta aos que afirmavam não se chegaria a qualquer acordo", mesmo que "tenha sido difícil o caminho para chegar a esta reunião".

Gorbachev recordou a sua primeira cimeira com o Presidente norte-americano Ronald Reagan, celebrada em 1985 também em Genebra, concluída com uma declaração conjunta.

"Agora vejo que os Presidentes da Rússia e dos EUA reafirmaram a nossa fórmula sobre a inadmissibilidade de uma guerra nuclear. Não é menos importante que sobre esta base se iniciarão consultas sobre a estabilidade estratégica e as armas nucleares. Desejo-lhes êxitos", concluiu.

Leia Também: Biden refere "tom positivo" de encontro com Putin e deixa alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório