Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Maior hospital de Cabo Verde recupera e já faz 500 consultas por dia

O Hospital Agostinho Neto (HAN), na Praia, o maior de Cabo Verde, está a realizar em média 500 consultas de várias especialidades diariamente e prevê recuperar até setembro os atrasos provocados pela pandemia de covid-19, informou hoje a administração.

Maior hospital de Cabo Verde recupera e já faz 500 consultas por dia
Notícias ao Minuto

17:14 - 16/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Desde o mês de fevereiro, com a implementação do plano de reforço e melhoria da capacidade de resposta, nós tivemos um incremento de mais de 30% a nível da produção", afirmou o presidente do conselho de administração e diretor do HAN, Imadoêno Cabral, referindo-se ao aumento global da atividade daquele hospital central.

Reconhecendo que 2020 "foi um ano muito difícil", o responsável acrescentou que, devido à pandemia de covid-19, o hospital público "teve que priorizar as atividades urgentes e emergentes", mas que "desde o mês de janeiro que está a retomar a sua atividade normal".

"E neste momento, sobretudo na central de consultas, nós antes tínhamos uma demanda de 200 pessoas por dia, neste momento estamos a atender mais de 500 pessoas por dia", disse o diretor do HAN, em declarações à margem da cerimónia oficial de tomada de posse dos membros das 10 comissões técnicas especializadas do hospital.

O dirigente revelou que a nível cirúrgico o hospital também já apresenta um "ganho significativo", entre as novas especialidades, sobretudo ao nível do cancro da mama, mas que registou um "incremento também nas cirurgias de ortopedia e cirurgia normal" nos últimos meses.

"Tivemos um ganho significativo, esperamos daqui para o mês de agosto/setembro, ter seguramente resolvidas todas as pendências que nós temos, em áreas que o hospital tem recursos disponíveis", explicou Imadoêno Cabral.

O Hospital Agostinho Neto já dispõe de estatuto de hospital universitário e irá avançar para a especialização na área da enfermagem, anunciou hoje, na mesma cerimónia, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

"É um passo fundamental para um hospital que hoje já tem o estatuto do Hospital Universitário virado para a formação médica, enfermagem e de especialização, vamos avançar também para a especialização na área da enfermagem", declarou o governante.

Leia Também: Covid-19: Cabo Verde com mais 57 infetados em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório