Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Dois candidatos às presidenciais do Irão desistem a 48 horas das eleições

Dois dos sete candidatos às presidenciais iranianas anunciaram hoje que retiraram as candidaturas, a menos de 48 horas da abertura das urnas.  

Dois candidatos às presidenciais do Irão desistem a 48 horas das eleições
Notícias ao Minuto

13:54 - 16/06/21 por Lusa

Mundo Irão

O primeiro a retirar a sua candidatura foi Mohsin Mehralizadeh, antigo vice-presidente e um dos dois reformistas a concorrer às presidenciais. 

Inicialmente, a informação foi avançada pela agência de notícias oficial Irna, que não citava fonte, tendo mais tarde sido confirmada por um porta-voz da campanha de Mehralizadeh.

O porta-voz não deu qualquer explicação, indicando que um comunicado oficial ia ser difundido em breve, mas, ao princípio da tarde, nenhum documento tinha sido publicado.

Ignoram-se as razões de Mehralizadeh e não se sabe se vai apelar ao voto no outro candidato reformista, o tecnocrata Abdolhossein Hemmati, antigo governador do Banco Central do Irão.

Dos sete candidatos que concorriam inicialmente à sucessão do Presidente Hassan Rohani, Meharizadeh era o único que não conseguia mais do que 1% das intenções de voto, de acordo com o instituto de sondagens iraniano, Ispa.  

O segundo candidato a retirar a candidatura foi o deputado Alireza Zakani, um dos cinco ultraconservadores na corrida às presidenciais, e que já apelou ao voto no chefe da Autoridade Judiciária, Ebrahim Raissi.

A informação sobre Zakani foi noticiada pelo portal da televisão de Estado.

Ultraconservador sem grande carisma, Raissi apresenta-se como inimigo da corrupção e defensor das classes mais carenciadas e é apontado como o favorito nas eleições do dia 18 de junho.

De acordo com as raras sondagens disponíveis no país, a abstenção pode ultrapassar os 57% registados nas legislativas de 2020.

Leia Também: Irão: Povo está "cansado" e muitos vão boicotar presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório