Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Recessão e inflação criam mais sete milhões de pobres na Nigéria

A subida dos preços na Nigéria, a maior economia e o país mais populoso da África subsaariana, empurrou sete milhões de pessoas para a pobreza, de acordo com dados revelados hoje pelo Banco Mundial.

Recessão e inflação criam mais sete milhões de pobres na Nigéria

"Em 2020, a economia nigeriana encolheu 1,8%, menos do que a quebra de 3,2% antecipada no início da pandemia, mas mesmo com a recuperação em curso, os preços continuaram a subir rapidamente, afetando gravemente as famílias nigerianas", lê-se no relatório divulgado hoje em Washington.

"Só em 2020, o aumento dos preços empurrou cerca de 7 milhões de nigerianos para abaixo do limiar da pobreza", estima a organização financeira, acrescentando que "os preços dos alimentos representaram mais de 60% do aumento total da inflação".

De março de 2020 a março deste ano, os preços subiram 18,1% neste país, a taxa mais alta registada nos últimos quatro anos, de acordo com a agência francesa de notícias, a AFP.

O relatório aponta ainda que 41% da população nigeriana vive abaixo do limiar da pobreza, ou seja, há quase 87 milhões de pessoas que sobrevivem com menos de 1,9 dólares por dia, equivalente a 1,5 euros.

A Nigéria, o maior produtor de petróleo na África subsaariana, deve baixar a inflação através da promoção do crescimento inclusivo, criação de empregos e facilitando o acesso das pequenas e médias empresas ao financiamento, o que poderia ajudar a compensar a subida da inflação, conclui-se no relatório.

Leia Também: Menos oportunidades de trabalho para enfrentar fome em Moçambique

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório