Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Juiz bloqueia decisão de Biden de suspender novas explorações petróleo

A decisão do governo de Joe Biden de suspender novas explorações de petróleo e gás em terras federais foi bloqueada por um juiz no Estado do Luisiana, que ordenou o recomeço das operações de 'leasing' para este efeito.

Juiz bloqueia decisão de Biden de suspender novas explorações petróleo
Notícias ao Minuto

06:32 - 16/06/21 por Lusa

Mundo Biden

A decisão, tomada na terça-feira, tem efeito imediato no Golfo do México e no Estado do Alasca.

A decisão do juiz Terry Doughty foi tomada na sequência de uma queixa apresentada, em março, pelo procurador-geral do Luisiana, Jeff Landry, e representantes de outros 12 Estados.

Os 13 Estados argumentaram que a decisão do governo federal tinha sido tomada antes de terminado o período de discussão pública e outros procedimentos burocráticos requeridos antes daquela decisão poder ser tomada.

A moratória tinha sido imposta depois de o presidente democrata ter assinado, em 27 de janeiro, várias ordens executivas para combater as alterações climáticas.

À queixa, apresentada em março, os advogados do governo responderam que a discussão pública não se aplica à moratória, que os leilões para o 'leasing' não são exigidos por lei e que o Departamento do Interior tem uma grande latitude para as suas decisões relativas ao 'leasing' das terras federais.

Se bem que Landry tenha dito que a moratória já tinha levado à subida dos preços dos combustíveis e ameaçado empregos na indústria da energia, na realidade, a suspensão decidida por Biden não impediu as empresas de continuarem a funcionar nas explorações existentes.

Leia Também: Biden e Putin reúnem-se hoje em busca de relação "estável e previsível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório