Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Nova Iorque comemorou 70% de vacinados com fogo de artifício

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou que 70% dos adultos do Estado norte-americano já receberam pelo menos uma dose de uma vacina contra o coronavírus, permitindo um regresso à normalidade.

Notícias ao Minuto

06:31 - 16/06/21 por Lusa com Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

"O que significa 70%? Significa que agora podemos voltar à vida como a conhecemos", disse Cuomo a numa cerimónia no World Trade Center, em Manhattan, citado pela AP.

Com efeito imediato, adiantou, o Estado irá suspender as regras que exigiam que muitos tipos de empresas seguissem protocolos de limpeza, medissem a temperatura das pessoas ou examinassem sintomas recentes de covid-19.

Os cinemas não terão de deixar assentos vazios entre os espetadores e os restaurantes não serão forçados a guardar pelo menos 2 metros de distância entre clientes.

Também as lojas não terão que limitar o número de clientes que admitem.

Nova Iorque já havia permitido que as empresas parassem de impor o distanciamento social e o uso de máscara a clientes vacinados.

Os nova-iorquinos, por enquanto, continuarão a ter que usar máscaras em escolas, metropolitano, grandes recintos desportivos, centros de acolhimento de sem-abrigo, hospitais, asilos, cadeias e prisões.

Os não vacinados estarão ainda sujeitos ao uso de máscara, enquanto estiverem em locais públicos.

Cuomo disse ainda que haveria fogos de artifício em todo o estado na noite de terça-feira para celebrar e homenagear trabalhadores hospitalares.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.813.994 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.047 pessoas dos 858.072 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Veja, na galeria acima, as imagens do fogos de artifício. 

Leia Também: Quase 900 pessoas em Nova Iorque receberam doses de vacina que expiraram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório